Emergências em Porto Alegre operam com triplo da capacidade

Superlotação atinge Clínicas, Conceição, São Lucas, Santa Clara, Dom Vicente Scherer e Hospital da Criança Santo Antônio.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Duas emergências de Porto Alegre, no Hospital de Clínicas e no Hospital Conceição, operam com o triplo de sua capacidade. Outras cinco emergências também estão lotadas ou superlotadas e apenas três têm vagas.

Menos de duas semanas após ter enfrentado um quadro de superlotação histórico (em 15 de julho), que superava o triplo de sua capacidade de atendimento (chegando a 150 pacientes), a emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre volta a enfrentar quadro de extrema lotação.

Com 49 vagas para adultos, o setor está atendia, no início da tarde desta terça-feira, 142 pacientes, muitos deles acomodados em macas, cadeiras de roda e cadeiras comuns colocadas nos corredores. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, estão sendo usados, no limite máximo, todos os recursos materiais e humanos disponíveis.

Desta forma, a direção pede que a população se dirija ao hospital somente em casos de extrema urgência. Nos casos mais simples, o paciente deve procurar ajuda nos postos de saúde de seus bairros ou municípios.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição está com 151 pacientes, mais que o triplo de sua capacidade, que é de 50 pacientes. O Hospital São Lucas da PUCRS também está lotado, atendendo 39 pacientes, quando sua capacidade é para 15. Do Complexo Hospitalar Santa Casa, o Hospital Santa Clara opera com mais que o dobro de sua capacidade (28 pacientes para 12 leitos). Hospital Dom Vicente Scherer e Hospital da Criança Santo Antônio também estão com mais pacientes que leitos.

Apenas o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, o Hospital Mãe de Deus e o Hospital Moinhos de Vento têm vagas disponíveis.

Informações de ZH.com

FOTO: ilustrativa

Compartilhar

Frente fria traz chuva para a semana dos gaúchos

Avançar »

Ministério Público cumpre mandados para comprovar desvio de R$ 10 milhões da fundação Conesul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*