Cinzas vulcânicas cobrem 70% do RS e causam cancelamento de 85 vôos

Gol, TAM, Azul, Webjet e NHT interromperam temporariamente as atividades no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A Força Aérea Brasileira – FAB publicou na madrugada desta sexta-feira, dia 10, que as cinzas expelidas pelo vulcão Puyehue, no Chile, já cobrem 70% do território do Rio Grande do Sul.

Dos 36 vôos programados da meia-noite às 8h30min desta sexta-feira no Aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha, apenas uma partida foi realizada. A maior parte das companhias aéreas com operação no estado suspendeu temporariamente as atividades. Previsto para as 6h50min, o vôo 5438 da companhia aérea Trip, de Porto Alegre a Campo Grande, foi o único que levantou vôo do pátio do aeroporto. O turboélice, que faz três escalas em cidades paranaenses, opera em uma altitude mais baixa do que a dos jatos.

A primeira empresa a anunciar mudanças no Salgado Filho foi a Gol, na quinta-feira, 09. Em seguida, a TAM informou que também paralisaria temporariamente as operações. A Azul também decidiu interromper as atividades em Porto Alegre, assim como a Webjet e a gaúcha NHT Linhas Aéreas. Cerca de 85 vôos foram cancelados por companhias aéreas que atendem o aeroporto.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – Cenipa, vinculado à FAB, alerta que as nuvens vulcânicas contêm um componente semelhante ao vidro e que, em contato com as turbinas dos aviões, pode derreter e provocar danos, como o apagamento dos motores das aeronaves. As cinzas podem ainda tirar a visibilidade dos pilotos e prejudicar a respiração de passageiros e da tripulação com gases tóxicos.

Ainda segundo a FAB, as nuvens deverão avançar nesta sexta-feira para o estado de Santa Catarina. O meteorologista Cláudio Fernades explica que essa presença é tênue. “As pessoas não vão olhar para o céu e enxergar uma nuvem se aproximando, mas poderá ser percebida a presença das cinzas se depositando em alguns pontos”, salienta.

Informações de Veja e ZeroHora.com

FOTO: reprodução / Lauro Alves-ZH

Compartilhar

Fim de semana será de tempo seco no Rio Grande do Sul

Avançar »

Gol e TAM retomam operações no Rio Grande do Sul

sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*