Gripe A faz primeira vítima fatal do ano no Rio Grande do Sul

Doença está sob controle no estado, diz a Secretaria de Saúde. Entre os gaúchos, há três casos confirmados e 87 suspeitos.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou a primeira morte neste ano provocada pela influenza A, conhecida como gripe suína, nesta quarta-feira, dia 08. A vítima era uma mulher de 48 anos que morava em Anta Gorda e que apresentou os primeiros sintomas da doença no fim de maio.

A morte foi registrada na segunda-feira, 06, no Hospital de Caridade de Três Passos. Até o momento, o estado tem três casos confirmados e 87 suspeitos. A Secretaria de Saúde informou que, mesmo com a confirmação da primeira morte do ano, a doença está sob controle no Rio Grande do Sul, até o momento. Todos os municípios têm em estoque medicamentos antivirais e insumos necessários para enfrentar a circulação do vírus Influenza HIN1.

A secretaria orienta a população para que mantenha medidas de prevenção, como lavar as mãos com água e sabão com freqüência e não compartilhar talheres e objetos de uso pessoal. A pessoa que apresentar sintomas de gripe como febre, tosse e dores no corpo deve cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar, além de se afastar de suas atividades por uma semana.

Também é importante manter os ambientes limpos e ventilados, sobretudo locais úmidos e frios, que favorecem a multiplicação do vírus. A higienização das mãos com álcool gel é indicada na prevenção em locais públicos e com grande circulação de pessoas.

Pessoas que fazem parte dos chamados grupos de risco (gestantes, crianças de seis meses a dois anos de idade, idosos, indígenas e profissionais de saúde) que ainda não se vacinaram devem procurar os postos de saúde. Novo Hamburgo, por exemplo, segue vacinando até acabarem os estoques.

Informações de Agência Brasil

FOTO: ilustrativa / filosofiaetecnologia

Compartilhar

Prévia de inspeção veicular reprova 30% dos veículos vistoriados

Avançar »

Fim de semana será de tempo seco no Rio Grande do Sul

4 comentários

  1. silvana garcia barcelos
    9 de junho de 2011

    quero saber quando começa a vacina para as pessoas de outras idades como eu que tenho
    49 e meu filho que tem 8, pois todos tem que tomar a vacina.

    Responder
  2. SANDRA OLIVA STEFANOVITZ
    9 de junho de 2011

    O grande problema é que em serviço algum, privado ou público, se tem o devido respeito pelos gripados. -o trabalho e a empresa está acima da saúde dos trabalhadores. – SOU DA OPINIÃO DE QUE REALMENTE SE INVESTISSE NUMA POLÍTICA DE SAÚDE VERDADEIRA E NÃO APENAS DE INTERESSES,TEORIA E DE PANFLETOS.

    Responder
  3. nubia
    9 de junho de 2011
  4. Tatiane
    11 de junho de 2011

    Se toda a empresa for dispensar um funcionário, porque tem sintoma de gripe, por uma semana muitas irão fechar as portas, principalmente as pequenas com menos de dez funcionários.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical