Tarifa de luz vai pesar mais no bolso dos consumidores

A partir do dia 19, as concessionárias gaúchas AES Sul e Nova Palma reajustam suas tarifas, em média, 7,56% e 6,47%, respectivamente.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Clientes abastecidos pelas concessionárias AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia e Hidroelétrica Nova Palma começam a pagar mais caro a partir do dia 19 de abril.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel aprovou o reajuste na última terça-feira, 12. O efeito médio a ser sentido pelos consumidores será de 7,56% e 6,47%, respectivamente.

AES Sul – O impacto para os consumidores de alta tensão será de 8,82% e para baixa tensão, de 6,36%. A distribuidora atende 1,184 milhão de unidades consumidoras em 118 municípios, nas regiões Metropolitana e Centro-Oeste do Estado.

Segundo a companhia, 82% dos clientes são residenciais, 9%, rurais; 7%, comerciais; e 1%, industriais. Do total de energia vendida, 32% é industrial; 27%, residencial; 14%, comercial; 17%, rural; e 10%, outros.

Nova Palma – o reajuste será de 6,01% para os consumidores de baixa tensão e de 8,63% para alta tensão. São 14 mil unidades consumidoras nos municípios gaúchos de Faxinal do Soturno, Nova Palma, Dona Francisca, Ivorá, Silveira Martins, São João do Polêsine e Restinga Seca e parte dos municípios Santa Maria e Júlio de Castilhos.

JUSTIFICATIVA – A Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência para calcular o percentual de reajuste. A fórmula de cálculo inclui custos típicos, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X (percentual a ser subtraído do indicador de variação da inflação) e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Informações Gazeta do Sul e G1

FOTO: reprodução

Compartilhar

Estudante leva pistola para escola em Porto Alegre

Avançar »

Queda nas temperaturas e chuva marcam fim de semana no RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*