Mais uma baleia morre no litoral gaúcho

Filhote de baleia franca media 5,58 metros, não apresentava lesões externas e ainda estava em fase de amamentação. –

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Uma baleia foi encontrada morta no início da tarde de segunda-feira, dia 30, na beira da praia de Arroio do Sal, no litoral norte gaúcho.

Na última quinta-feira, uma jubarte de aproximadamente 11 metros e 25 toneladas morreu na praia vizinha de Capão Novo depois de cinco dias encalhada em um banco de areia.

O animal encontrado na segunda-fera – um filhote de baleia franca medindo 5,58 metros– não apresenta lesões externas, o que descarta a colisão com alguma embarcação, por exemplo. O filhote ainda estava em fase de amamentação. Segundo o biólogo Maurício Tavares ainda é cedo para descobrir a causa da morte do animal.

“A causa da morte de um cetáceo é sempre difícil descobrir. Estamos coletando material e remeteremos para análise na Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz] para verificar se a morte é decorrente de alguma bactéria ou vírus”, afirma Tavares.

O especialista descarta, nesse primeiro momento, qualquer relação com o encalhe da jubarte na semana passada. “Essa pode ter se perdido da mãe ou mesmo ficado doente, já que seu sistema imunológico ainda não estava totalmente desenvolvido”, finaliza.

Informações de portal UOL

FOTO: divulgação / Luiz Viana

Compartilhar

Novo Hamburgo é sede de assessoria de comunicação especializada em moda

Avançar »

Próximos dias prometem temporais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*