• Visualizações 4314

Hospitais em Porto Alegre seguem superlotados

Falta de leitos é uma das causas dos problemas registrados pelos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde, segundo promotora.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A superlotação registrada nos últimos dias nas emergências dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde em Porto Alegre é causada, entre outros motivos, pela falta de leitos.

A opinião é da promotora de Justiça Ângela Rotumo. Segundo ela, a Capital tem um déficit de 600 leitos na saúde pública. Além da carência de leitos, a promotora acredita que a atuação insatisfatória dos postos agrava o caos nas unidades de saúde.

Em 2007, o Ministério Público entrou com uma ação civil pública contra o município postulando aumento de leitos na Capital. O processo ainda aguarda decisão judicial. Ângela concedeu entrevista ao programa Atualidade, da Rádio Gaúcha.

“Há uma falta de 600 leitos, segundo levantamento em conjunto de representantes da saúde. E ainda faltam agilidade e resultados satisfatórios nos postos de saúde. Se parte dos problemas fosse resolvido nos bairros, a população não precisaria se deslocar às emergências dos hospitais”, disse.

Os principais hospitais da Capital amanheceram novamente superlotados nesta terça-feira, dia 24. Na emergência do Clínicas, enquanto a capacidade máxima é de 49 leitos, 106 pacientes eram atendidos por volta das 9h30min. A situação era a mesma no Conceição, onde 150 pessoas estavam na emergência — a unidade conta com 50 leitos.

No hospital São Lucas da PUCRS, a emergência também estava com os 27 leitos ocupados. No Menino Deus, havia fila de espera inclusive para pacientes de convênios particulares.

Informações de ZH

FOTO: reprodução / Cynthia Vanzella

Compartilhar

Valores de alimentos caem em Porto Alegre e baixam a inflação

Avançar »

O sinuoso do Sul do Brasil: Um novo olhar, um novo rio

sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*