Idosos não precisarão pagar para utilizar o metrô

Cadastrados poderão circular livremente utilizando também o cartão de Transporte Integrado, além das linhas do Sistema Integrado Metropolitano.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Em aproximadamente 60 dias, idosos com mais de 65 anos poderão utilizar os trens da Trensurb gratuitamente com o cartão de bilhetagem eletrônica, o Sistema Integrado Metropolitano – SIM.

A vantagem é que todos os que se cadastrarem poderão circular livremente também pelos ônibus que aceitam o cartão de Transporte Integrado – TRI, assim como os usuários do TRI poderão utilizar as linhas do SIM.

Atualmente, o idoso que utiliza o serviço precisa apresentar a identidade e ser liberado por funcionários, mas com a integração as filas serão evitadas. O cartão proporciona passe antecipado e passa maior segurança aos usuários em caso de perda do documento, quando os créditos podem ser bloqueados. Os testes do novo sistema de bilhetagem eletrônica começaram em janeiro deste ano e já contam com 6.196 cadastrados até a segunda semana de julho.

O projeto, em sua primeira etapa, visava aos usuários do metrô que normalmente adquirem o bilhete nas estações e não são beneficiados com o vale transporte. Segundo Aldir Seifried, coordenador do projeto SIM, a novidade está sendo bem aproveitada, apesar de muitas pessoas se cadastrarem e não retirarem o cartão. “A validade do cartão é de 60 dias. Se não o buscam, é preciso fazer um recadastramento, atrasando o processo”, alerta.

O próximo objetivo da Trensurb é a integração geral do sistemas SIM, TRI e TEU Transporte Metropolitano com cartão unitário, eliminando os atuais bilhetes e facilitando o passe em ônibus e metrôs da Capital e Região Metropolitana com a utilização de um mesmo cartão. A expectativa é de que até o fim do ano o SIM já esteja funcionando completamente.

Informações de ZH Online

FOTO: reprodução

Compartilhar

Frio diminui no Rio Grande do Sul e chuva manda neve embora

Avançar »

Malharia gaúcha em destaque no horário nobre da Rede Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*