Das cidades-sede, Porto Alegre é a segunda mais adequada

Capital ainda precise de cerca de cinco milhões de reais em investimentos; aviação é o principal desafio, tanto no Rio Grande do Sul quanto no resto do Brasil.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Mesmo ainda necessitando de investimentos, a capital gaúcha figura entre as cidades-sede da Copa de 2014 que estão mais perto de se adequar aos padrões exigidos pela FIFA.

A boa notícia é apontada na pesquisa “Brasil, bola da vez – Negócios e investimentos a caminho dos grandes eventos esportivos”, realizada pela Deloitte e pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investidores.

“Porto Alegre é estruturada se comparada com outras cidades. Precisa de melhorias, mas não algo como o Rio, por exemplo, onde o fluxo de turistas será maior”, diz Christian Sudbrack, gerente de consultoria em gestão de riscos empresariais da Deloitte.

Sudbrack cita os exemplos de Manaus e Cuiabá, que cresceram muito rápido e precisarão de aporte maior para se estruturar até 2014.

Estrutura do Rio Grande do Sul

À frente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RS, José Reinaldo Ritter acrescenta que, na rede hoteleira, o Estado está bem servido: cerca de 20 mil apartamentos estarão à disposição, incluindo a Capital e cidades em um raio de cem quilômetros. Ritter estima maior necessidade de reforços na área receptiva, que inclui toda a estrutura criada para receber turistas.

A construção civil, outro setor influenciado, já trabalha para superar gargalos. A mão de obra é um deles, afirma o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no RS, Paulo Garcia. Para qualificar os trabalhadores, parcerias são feitas pela entidade.

Mas a aviação é o maior desafio tanto nacional quanto local, observa Respicio Espirito Santo Jr, professor de Transporte Aéreo da UFRJ: “É preciso novos terminais, tecnologia, arquitetura moderna, mais estacionamentos e investimentos das empresas aéreas”.

Informações de ClicRBS

FOTO: reprodução / Cesar Cardia

Compartilhar

Chuvas alternadas vão marcar o fim de semana gaúcho

Avançar »

IPC-S de Porto Alegre continua registrando deflação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*