• Visualizações 574

Chuvas alternadas vão marcar o fim de semana gaúcho

Frio intenso continua, intensificado pelas chuvas; há possibilidade de temporais e queda de granizo devido às temperaturas muito baixas.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Se alguém ainda espera a aparição do sol na tarde desta sexta-feira, dia 16, melhor se conformar com a companhia dos casacos, mantas e cobertores. E mais: ao que parece, o clima no fim de semana não vai melhorar.

O sábado, 17, deve amanhecer com muitas nuvens e chuvas irregulares sobre o centro-norte gaúcho. O risco de temporais aumenta e, em Porto Alegre, a previsão é de chuva fraca ao amanhecer, registrando temperatura mínima de 11°C e máxima de 17.

Generalizando o Rio Grande do Sul, as mínimas ficam entre os 06 e 11 graus, exceto na fronteira com o Uruguai, onde os termômetros ficam ao redor de 2 graus. Na Serra, mesmo com previsão de chuvas, as temperaturas não caem o suficiente para formar neve.

Áreas de instabilidade conhecidas como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis – VCAN, sistema que faz os ventos girarem no sentido horário pelo menos 07 km de altura, geram nuvens carregadas e chuvas fortes em partes do território gaúcho. Como as temperaturas estão muito baixas, o potencial de queda de granizo é grande em alguns pontos do estado (principalmente fronteira com a Argentina, Missões e norte gaúcho).

Chuva e vento definem o início da próxima semana

No domingo, 18, a formação de uma área de baixa pressão ainda sustenta o risco de temporais no estado. Além de chuvas fortes, rajadas de vento podem alcançar em torno de 80 km/h no Rio Grande do Sul.

Na região metropolitana, dia deve ser chuvoso, com risco de ventanias. A temperatura mínima que deve ser registrada é de 15°C e a máxima é de 18°C. O tempo fechado reduz ainda mais a intensidade do frio da madrugada.

Na segunda-feira, 19, as áreas de instabilidade dão origem a uma nova frente fria. Por isso, o tempo continua fechado e chove a qualquer momento do dia no estado. Em Porto Alegre e região, chuvas e períodos de céu coberto. Mínima de 10°C e máxima de 19°C.

Informações de ClicRBS

FOTO: reprodução

Compartilhar

Massa de ar polar espalha frio Brasil afora

Avançar »

Das cidades-sede, Porto Alegre é a segunda mais adequada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*