• Visualizações 2171

Cidade mais florida está mobilizando todas as regiões do Estado

Municípios de todas as regiões do Estado já estão mobilizados para o concurso Cidade Mais Florida, lançado pelo Governo do Estado, através do programa Estruturante Nossas Cidades, em parceria com a Famurs.

O decreto foi assinado pela governadora Yeda Crusius em dezembro, e pretende contribuir para o desenvolvimento do espírito comunitário local e regional, turismo, valorização do meio ambiente e da economia rio-grandense, premiando as três cidades mais floridas do Estado. A premiação será no final do mês de abril.

A proposta foi enviada para o e-mail da governadora, que deu início ao projeto. Cláudio Luiz Eckard, morador de Lajeado, sugeriu que Yeda, como mulher e representante do povo gaúcho, realizasse um concurso para incentivar o embelezamento das cidades no Estado. Com o apoio das Associações de Municípios, da Famurs, já são 25 cidades participantes, que se manifestaram por escrito à comissão das associações.

A coordenadora-executiva temática do programa estruturante Nossas Cidades e gerente do projeto Prefeitura Parceira, Helena Hermany, afirma que as comunidades estão muito engajadas, em todos os lugares onde realiza as avaliações técnicas. “Estamos incentivando os municípios que ainda não têm essa cultura, o turismo e a economia. Empresas, associações e cidadãos estão unidos para tornarem suas cidades mais atrativas. Se o Rio Grande do Sul está sendo um canteiro de obras, será também um canteiro de flores”, disse Hermany, avaliando os efeitos positivos do projeto para a economia local.

Entre os critérios que escolha dos vencedores estão fatores como riqueza e harmonia de cores das plantas, variedade e densidade da floração, extensão, impacto visual, originalidade, localização estratégica e perenidade das espécies, enquadramento na malha urbana, inclusive quando for o caso de jardim privado, estado fitossanitário aparente das flores e plantas, integração dos jardins a boas práticas de educação ambiental, uso de compostagem, especificidades e características regionais e/ou municipais quanto às espécies de plantas utilizadas, fomento à geração de empregos e à produção municipal, regional ou estadual de flores e a outros integrantes da sua cadeia produtiva. Caberá à comissão estadual, instituída por decreto da governadora, escolher as três cidades mais floridas do Estado. Entre os municípios avaliados, estão Colinas, no Vale do Taquari, Selbach, município do Alto Jacuí, Ivoti, no Vale do Sinos e Nova Prata, na serra gaúcha.

Compartilhar

Estado abre processo seletivo para contratação de 476 PMs Temporários

Avançar »

Trânsito: Último fim de semana de veraneio terá movimento tranqüilo na ida, intenso na volta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*