• Visualizações 564

Ônibus e microônibus são os que mais se envolvem em acidentes com mortes

A taxa de acidentalidade com mortes no trânsito é maior entre os ônibus e microônibus do que com automóveis, motocicletas, caminhonetes e caminhões.

O dado foi detectado em um levantamento preliminar do Detran/RS sobre os acidentes ocorridos no Estado em 2009.

Foram 27,7 ônibus em cada 10 mil da frota envolvidos em acidentes com mortes no Estado em 2009. Esse número é de 13,7 para caminhões, 4,8 para motocicletas, 4,1 para caminhonetes e 2,6 para automóveis. A taxa de acidentalidade é utilizada para medir os tipos de veículos que mais se envolvem em acidentes em relação às respectivas frotas.

Se considerados somente os acidentes com lesões, a taxa de acidentalidade inverte os protagonistas e coloca os caminhões no topo do ranking. São 255,7 caminhões, entre cada 10 mil da frota, envolvidos em acidentes com feridos; enquanto para os ônibus esse número é de 206,4; para as motos, 181,2; para os automóveis, 91,8; e para as caminhonetes, 83,1.

Esses índices representam, em números absolutos 115 ônibus e microônibus, em uma frota de 42 mil, envolvidos em acidentes com mortes e 855 em acidentes com feridos. Em uma frota de 210 mil caminhões, foram 282 envolvidos em acidentes fatais e 5,2 mil em acidentes com lesões.

A partir desses dados, o Detran/RS prepara um programa de educação específico para cada um desses públicos, a ser desenvolvido ao longo de 2010.

Compartilhar

Irmã Generosa estará no De Sócio Para Sócio da ACI

Avançar »

Polícia Civil combate o comércio de produtos falsificados no Litoral Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*