• Visualizações 901

CREA/RS entrega 10 veículos para a fiscalização no Vale do Sinos

Ato de oficial ocorreu na Câmara Municipal de Novo Hamburgo durante a sessão desta quinta-feira. Conselho Regional de Engenharia utilizará carros para fiscalizar edificações.

Da Redação redacao@novohamburgo.org

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA/RS tem 10 novos veículos para trabalhar no Vale do Sinos.

A entrega oficial ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 04, durante sessão da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. São automóveis Fiat Uno Mille que os agentes fiscais da entidade utilizarão nas de Canoas, Esteio, São Leopoldo e Taquara, além da própria Capital Nacional do Calçado, que compõem a Zonal Sinos.

Em todo o Rio Grande do Sul, foram adquiridos 90 veículos. Todos são equipados com GPS e rastreador e têm logotipos para identificação. Anteriormente, a fiscalização era feita com os veículos pertencentes aos agentes fiscais.

O presidente da entidade foi quem fez a entrega. O engenheiro Luiz Alcides Capoani passou as chaves às mãos dos agentes fiscais Rogério Oliveira (Novo Hamburgo – três carros, sendo um para toda a zonal), José Teles (Canoas – três carros), Gustavo Brasil (Esteio – um carro), Amauri Alves (São Leopoldo – um carro) e Homero Lopes (Taquara – dois carros).

Novo Hamburgo atende também as cidades de Estância Velha, Ivoti, Presidente Lucena, Lindolfo Collor, Campo Bom, Santa Maria do Herval, Morro Reuter, Dois Irmãos, Sapiranga, Araricá.

FISCALIZAÇÃO É DEFICIENTE,

DIZ PRESIDENTE DO CREA/RS

Capoani (foto) disse que os profissionais do CREA/RS estão à disposição do poder público para a elaboração de leis sobre sustentabilidade, coleta de resíduos, e, sobretudo, manutenção predial. Esse foi o ponto mais debatido durante o ato. “No Rio Grande do Sul, inclusive na Capital, a fiscalização da segurança das edificações é totalmente deficiente.”

Um vídeo sobre a queda de um prédio em Capão da Canoas, ocorrida em 21 julho 2009, foi exibido aos vereadores. Depois do acidente, um decreto no município do Litoral Norte gaúcho exige a vistoria em todas as construções. “A inspeção predial nos países de primeiro mundo é tão natural e consolidada que é praticada até em pequenas comunidades”, argumenta Capoani. “Aqui, ainda se tem pouca consciência de sua importância como medida preventiva. Precisamos de um modelo de gestão que impeça novos acidentes.”

PALESTRA – Após a cerimônia de entrega, o presidente do Instituto de Perícias e Engenharia de Avaliações do Rio Grande do Sul (Ibape/RS), o engenheiro Marcelo Suarez Saldanha, ministrou uma palestra sobre inspeção predial no Plenarinho. O evento foi aberto ao público.

Com informações da Câmara Municipal de Novo Hamburgo

FOTOS: Daniele Souza / AI-CMNH

Compartilhar

Recordes de calor devem atrair mais de 70 mil veículos ao Litoral Norte

Avançar »

ACI/NH comemora: Estande RS na Couromoda 2010 já gerou mais de 300 empregos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*