Internet banda larga gratuita vai beneficiar mais de 1 milhão de estudantes

De imediato, são cerca de 2 mil instituições de ensino beneficiadas e, até o final do próximo ano, deverá chegar aos 2.700 educandários em todo o Rio Grande do Sul com acesso à rede mundial de computadores sem custos até 2025.

 

 

 

Mais de 1 milhão de alunos da educação básica e do ensino técnico da rede pública estadual serão beneficiados com a instalação de internet banda larga gratuita. A iniciativa, que integra o Programa Estruturante Boa Escola para Todos e abrange todas as escolas do meio urbano mantidas pelo Estado, está sendo viabilizada a partir de dois termos assinados nesta quarta-feira, 30, no Palácio Piratini, pela governadora Yeda Crusius e o presidente da empresa Oi de telecomunicações, Luiz Eduardo Falco.

Também foi signatário dos termos – um prevendo a doação de modens e outro, a adesão ao serviço de comunicação multimídia – o secretário adjunto da Educação, Paulo Ricardo Rezende. De imediato, são cerca de 2 mil instituições de ensino beneficiadas e, até o final do próximo ano, deverá chegar aos 2.700 educandários em todo o Rio Grande do Sul com acesso à rede mundial de computadores sem custos até 2025.

Conforme ressaltou a governadora Yeda Crusius, a parceria com a Oi soma-se às ações do projeto Sala de Aula Digital, do Estruturante Boa Escola para Todos, “que transforma o processo de ensino e aprendizagem e inclui na era digital todo o conjunto das escolas do Rio Grande do Sul”. “Este é um convênio pelo qual somos muito agradecidos, para que alunos e professores trabalhem em uma outra linguagem”, afirmou Yeda.

 

Atualmente, cerca de 1,8 mil escolas estaduais possuem ambiente informatizado para atividades curriculares. Entre o final de 2008 e o primeiro semestre de 2009, foram abertas 534 novas salas equipadas com computadores, totalizando um investimento superior a R$ 10 milhões. Para a segunda etapa deste ano, serão instalados 226 espaços para o uso de informática em práticas pedagógicas.

Paralelamente à instalação de equipamentos de informática, estão sendo desencadeados trabalhos de capacitação de professores, para facilitar a utilização de recursos básicos da computação no planejamento de aulas. Os cursos de formação são oferecidos gratuitamente por meio dos 30 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), ligados à Secretaria da Educação.

 

Segundo o presidente da Oi, o convênio assinado integra um dos programas nacionais de responsabilidade social da empresa, única do segmento totalmente brasileira. “O Rio Grande do Sul é muito importante, pois traz uma grande pujança e formulação de conteúdo próprio. E uma empresa como a nossa pode fazer esse tipo de troca de conteúdo com os principais pensadores do Brasil”, finalizou, informando  que a Oi trabalha para a inserção de 40 milhões de brasileiros no meio escolar, com outros programas gratuitos de capacitação de professores e de práticas pedagógicas via

internet.

Foto: Antonio Paz/ Palácio Piratini

Compartilhar

RS em alerta para a volta das chuvas

Avançar »

Aberta seleção para professor de Geologia na Universidade Estadual do RS

Um comentário

  1. Jair
    7 de março de 2010

    alguem sabe alguma coisa sobre projeto de banda larga,para residencial,via radio,e esse inclui bairros tambem.projeto estava sendo votado na camara ,isto e real,ou apenas ,noticias mal publicadas,ok informe quem souber

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*