Anatel diz que celulares 3G devem superar os 2G neste ano

Celulares 2G seguem dominando no país. O Brasil fechou 2013 com 94,8 milhões de telefones 3G, enquanto os celulares 2G atingiram os 159,7 milhões, diz a Anatel.

Da Redação (redacao@novohamburgo.org) (Siga no Twitter)

Segundo uma previsão do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, João Rezende, o celulares 3G devem superar os 2G a partir de junho deste ano. O alcance da cobertura é o que se utiliza como explicação para a predominância de uma tecnologia inferior. Os celulares 2G são utilizado por grande parte da população brasileira.

O 3G alcança 3.473 municípios, onde vive 90% da população nacional, já o 2G atinge todos os municípios do país. O Brasil fechou 2013 com 94,8 milhões de telefones 3G, enquanto os celulares 2G atingiram os 159,7 milhões, diz a Anatel. No inicio do ano passado, a vantagem do 2G sobre o 3G era ainda maior: 194,7 milhões contra 53,9 milhões. Porém, durante o ano, a tecnologia 3G cresceu 75,9% em número de usuários, enquanto a 2G perdeu 17,9% de seus clientes.

Conforme Rezende, o aumento da competição entre as teles, foi o que diminuiu o preço dos aparelhos e pacotes 3G e que o crescimento da renda dos brasileiros, e com isso investem em celulares com acesso à internet. “Esse aumento no número de usuários 3G exige cada vez mais investimentos em infraestrutura e banda por parte das empresas para que não tenhamos problemas com qualidade nos serviços”, disse o presidente da Anatel.

Através de um leilão da faixa de 700 MHz, irá oferecer 4G. O governo tem a pretensão de obrigar as companhias a antecipar as metas do 3G. O prazo para municípios ainda sem cobertura vai até o fim de 2019, porém a ideia é diminuir este tempo limite, para 2016 ou 2017. Além disso, a partir do dia 31 de maio deste ano, em capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes as companhias terão de oferecer 4G.

Informações de estadão

FOTO: reprodução / www.techtudo.com

Compartilhar

Mais de 150 pessoas morreram nas estradas federais durante o Carnaval

Avançar »

Internet ganha espaço e é o serviço mais buscado por brasileiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*