• Visualizações 1016

A cada 14,4 segundos de janeiro, um consumidor teve documento roubado

Perder a carteira de identidade ou o Cadastro de Pessoa Física dobraria as chances de alguém ser vítima de alguma ação de golpistas.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A cada 14,4 segundos, no mês de janeiro, um consumidor brasileiro teve o seu documento de identidade usado irregularmente por criminosos para obtenção de crédito ou fechamento de algum negócio. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, perder a carteira de identidade ou o cartão de Cadastro da Pessoa Física – CPF na Receita Federal, dobra a probabilidade da pessoa ser vítima de golpistas.

No carnaval, quando o número de golpes aumenta em 25%, a empresa alerta consumidores e comerciantes a ficarem atentos às tentativas de fraudes. Entre as recomendações, estão as de não fornecer dados pessoais a estranhos, não confirmar informações pessoais por telefone, não fazer cadastro em sites que não sejam de confiança, utilizar caneta própria para preencher cheques e não deixar espaços em branco na folha de cheque.

Outra dica da Serasa para perda ou roubo de qualquer documento é a procura imediata de uma delegacia policial para fazer boletim de ocorrência – BO, registrando-o também no sistema de alerta da Serasa, ou pelo telefone (11) 3373 7272. O serviço funciona também para quem teve o documento extraviado no passado e nunca registrou as informações.

Para o comerciante, a Serasa recomenda verificar a consistência dos dados informados pelo cliente, em casos de venda a prazo, e sempre comparar a foto do documento de identificação com a pessoa que se apresenta no estabelecimento, pedir sempre dois documentos originais, solicitar o número do telefone residencial e fazer a checagem dos dados, além de consultar alguma ferramenta de prevenção a fraudes

Informações de Agência Brasil

FOTO: ilustrativa / oliberalnet.com.br

Compartilhar

Nesta quinta, STF retoma votação de embargos infringentes

Avançar »

Salário de médicos cubanos sofrerá reajuste de 25%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*