• Visualizações 391

Texto final do Marco Civil da Internet obriga guarda de dados no Brasil

Segundo proposta, obrigação de armazenamento deve considerar porte e faturamento da empresa no país e a amplitude da oferta do serviço ao público brasileiro.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O texto final do Marco Civil da Internet, apresentado nesta terça, dia 05, pelo relator da proposta na Câmara dos Deputados, Alessando Molon (PT-RJ), condiciona a uma nova regulamentação, por meio de decreto do governo, a obrigação de os provedores de internet que exercem atividades no país guardarem as informações em datacenters no Brasil.

O projeto também deixa claro que a regra vai valer para empresas que atuam comercialmente, não sendo aplicadas para blogueiros, por exemplo.

Segundo a proposta, a obrigação de armazenamento deve considerar o porte e o faturamento da empresa no país e a amplitude da oferta do serviço ao público brasileiro. “O objetivo dessa regra é pegar sobretudo aqueles que têm grande porte e que, muitas vezes, alegam que não devem respeitar a lei brasileira, que protege a privacidade dos brasileiros, porque os dados estão armazenados em outro país”, disse Molon.

De acordo com o deputado, as empresas poderão ter o conteúdo armazenado também no exterior, mas devem respeitar a legislação brasileira.

A obrigação da neutralidade de rede, que prevê que os provedores tratem da mesma forma qualquer pacote de dados, sem distinção por conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicação, também foi reforçada no texto final de Molon.

Ele deixou mais clara a regra de que os provedores não podem causar danos aos usuários e devem agir com proporcionalidade, transparência e isonomia e oferecer serviços em condições comerciais não discriminatórias e abster-se de praticar condutas anticoncorrenciais.

Nesta quarta, dia 06, uma comissão geral deverá tratar do assunto, mas a votação da proposta ficou marcada para a semana que vem.

Informações de agência brasil

FOTO: reprodução / agência brasil

Compartilhar

Marighella ganha homenagem no local onde foi assassinado há 44 anos

Avançar »

No Rio, Ator Jorge Dória morre aos 92 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*