Apenas 3,8% dos municípios brasileiros possuem Plano Municipal de Transportes

Estudo divulgado pelo IBGE ainda mostra que somente 0,3% das cidades brasileiras contam com o serviço de metrô.  Número de cidades com Conselho Municipal sobe para 6,4%.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O transporte coletivo brasileiro é um dos principais alvos das ondas de protestos no país. Porém, ele está praticamente sem canais de participação popular e planos específicos.

Segundo o Perfil dos Municípios Brasileiros – Munic 2012 divulgado nesta quarta-feira, dia três de julho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, somente 6,4% da 5.565 cidades do Brasil contam com um Conselho Municipal de Transporte, canais que reúnem representantes dos governos, usuários, trabalhadores e empresários. A proporção cidade que têm um Plano Municipal de Transporte é ainda menor, com 3,8%.

“O conselho municipal é onde a sociedade civil pode se pronunciar e o plano municipal detalha desde a estrutura viária, o asfaltamento de ruas até itinerários de ônibus e até tarifas das passagens podem ser incluídas”, informa a gerente da Munic 2012, Vania Pacheco.

As informações do estudo mostram que 3,5% dos municípios têm fundos municipais destinados para transportes, chegando a 47,4% das cidades com mais de 500 mil moradores e menos de 2% nas com até 20 mil habitantes.

METRÔ – O estudo aponta que somente 0,3% dos municípios têm metrô, todos com 50 mil habitantes ou mais. Apenas Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília a maior parte do trajeto é subterrânea. Também foi registrado um crescimento no índice de cidades com mototáxi e táxi e queda nos municípios que com transporte por trem, passando de 3% para 2,5% entre 2009 e 2012. Os serviços predominantes permanecessem sendo ônibus intermunicipais, que estão em 85,8% dos municípios.

Informações de Ultimosegundo.ig.com.br

FOTO: reprodução / pioneiro.clicrbs.com.br

Compartilhar

IPC-S apresenta queda em cinco capitais na última semana de junho

Avançar »

Após polêmica, Calheiros diz que usou avião da FAB como “presidente do Senado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*