Segundo ANP, leilão do pré-sal ocorrerá em 22 de outubro

Helder Queiroz disse que o pré-edital do leilão de petróleo do pré-sal deve sair até o final de junho, assim como a minuta do contrato de partilha para a licitação.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O primeiro leilão de área de exploração do petróleo do pré-sal ocorrerá dia 22 de outubro, disse Helder Queiroz, diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, em entrevista a jornalistas durante audiência pública sobre licitações do novo regime de partilha.

De acordo com Helder Queiroz, o pré-edital do leilão de petróleo do pré-sal deve sair até o final de junho, assim como a minuta do contrato de partilha para a licitação.

O pré-edital será submetido a uma consulta pública. Já o contrato de partilha detalhará regras sobre os direitos e deveres das empresas com relação ao petróleo explorado.

O leilão, que deverá atrair grandes petrolíferas, é também amplamente esperado em função dos recursos envolvidos e da arrecadação projetada para o governo.

O bônus obtido com o primeiro leilão de áreas de exploração no pré-sal brasileiro está estimado em pelo menos 10 bilhões de reais, disse na segunda-feira outro diretor da ANP.

O primeiro leilão do pré-sal ocorrerá pelo novo modelo de partilha da produção, pelo qual as empresas se comprometem a oferecer à União uma participação no volume de petróleo produzido no campo. Deve vencer a disputa o consórcio que oferecer à União o maior volume da produção prevista no campo.

O governo separou a área de Libra, a maior reserva de petróleo já descoberta no Brasil, para leiloar na primeira rodada de licitações da camada pré-sal.

Informações de Reuters

FOTO: reprodução / Reuters

Compartilhar

Consulta de primeiro lote do IR 2013 começa na segunda-feira

Avançar »

Brasil erradicou trabalho doméstico infantil entre 2009 e 2011

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*