Visa e Mastercard lançam “carteira digital” no Brasil

Operadoras de cartão preparam a chegada de serviço que usa smartphone e promete agilizar as compras em lojas físicas, além simplificar comércio eletrônico.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

De olho na disseminação de tablets e celulares no mercado brasileiro, as operadoras de cartão de crédito Visa e Mastercard prometem para este ano a chegada da “carteira digital”. O serviço unifica dados do cliente como o número de diferentes cartões de crédito, inclusive de bandeiras concorrentes, e permite facilitar compras.

Em uma livraria, por exemplo, seja no caixa ou no corredor, o serviço deve permitir o fechamento da compra por meio do uso de NFC (pagamento por aproximação) e de códigos QR (o código de barras moderno, com uma foto), o que em teoria pode reduzir filas.

No computador de casa, o serviço acaba com a necessidade de inserir informações detalhadas do cartão ou de endereço de entrega a cada compra. Assim como acontece no dispositivo móvel, o usuário pode receber saldos e alertas em tempo real, além da pontuação em programas de fidelidade.

Presente no exterior, esta nova forma de lidar com dinheiro na internet encontra o mercado nacional de smartphones em plena ebulição. Segundos dados da consultoria GfK, em 2012, enquanto os modelos mais simples de celular perderam 17% das vendas, as versões com capacidade de acessar internet em alta velocidade e rodar aplicativos tiveram um crescimento em volume de 47% sobre 2011.

Além de proteção ao usuário, o executivo da Visa diz ainda que um dos trunfos da nova tecnologia é a capacidade de conversar com clientes de diferentes operadoras de telefonia ou bancos, funcionalidade necessária para que ganhe escala.

Por sua vez, a Mastercard prevê estrear o MasterPass, presente atualmente em Austrália, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, no último trimestre de 2013 e inicia nesta semana conversas com parceiros.

Apesar da rápida adoção do brasileiro a novas tecnologias, a Mastercard considera prematuro falar em morte do “dinheiro de plástico”. “A convergência é imediata e bastante rápida e deve aumentar. Mas durante muito tempo os meios mais tradicionais via cartão e outros mais inovadores vão conviver juntos”, diz o executivo.

Para atrair os cerca de 25% de consumidores que rejeitam os meios eletrônicos para pagamentos, outra facilidade que chega com a carteira digital é a opção de efetuar uma compra com um único clique.

O novo processo acaba com o passeio pelas páginas de fechamento de pedido e de cadastro tão tradicionais em sites de varejistas, mas deve se tornar um perigo aos compradores compulsivos. Uma vez selecionado, não dá margem à hesitação e o cliente sentirá os efeitos diretamente em sua “carteira digital”.

O que é carteira digital?

É um serviço digital que permite ao consumidor utilizar qualquer cartão de pagamento ou dispositivo habilitado para fazer compras.

Por que é mais fácil?

O fechamento do pedido sem a necessidade de fornecer dados de cartão e de endereço para entrega ao permitir pagamentos com um único clique. Em lojas físicas, o consumidor poderá pagar suas compras ao aproximar o celular de um terminal NFC.

Quem aceita?

Visa e Mastercard dizem que, além de suas próprias bandeiras, os sistemas aceitam cadastro número de cartões de terceiros.

Quanto custa?

As operadoras dizem que não será cobrada taxa extra.

Informações de IG

FOTO: reprodução / IG

Compartilhar

Feira de Calçados de Natal terá segunda edição, diz governadora

Avançar »

Crianças influenciam em 80% das decisões de compra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*