Shell aumenta preço do diesel em 6% nos postos de abastecimento

Petrobras afirmou que o impacto ao consumidor seria de 4% os postos, mas não explicou o motivo e nem especificou se esse seria o repasse no postos da empresa.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis- Fecombustíveis informou que a Shell avisou que vai repassar integralmente o aumento de 6% sobre o preço do diesel para os seus postos de abastecimento, e não 4% como previu a Petrobras ontem em um comunicado.

Ao divulgar o aumento de 6% do diesel nesta quinta-feira, dia 12, a Petrobras afirmou que o impacto ao consumidor seria de 4% os postos, mas não explicou o motivo e nem especificou se esse seria o repasse no postos da empresa, que controla a BR Ditribuidora, a maior do país.

A Fecombustíveis não soube informar sobre o procedimento das demais distribuidoras em relação ao aumento. Segundo cálculos da Fecombustíveis, a alta de 6% para o diesel nas refinarias incrementaria o preço de custo para os postos em 4% nos estados que adotam tributação com base no PMPF.

A Fecombustíveis destacou que o mercado é livre e competitivo em todos os segmentos, cabendo a cada distribuidora e posto revendedor decidir se irá repassar ou não ao consumidor os maiores preços, bem como em qual percentual, de acordo com suas estruturas de custo e de forma a remunerar adequadamente seus investimentos.

O diesel é o produto com maior participação no faturamento da Petrobras: cerca de 27% da receita total da estatal, segundo a corretora Planner. Para atender à crescente demanda interna por combustíveis, a companhia importa combustível, tanto diesel quanto gasolina, pelo preço internacional e revende a preços mais baixos no país.

Informações de Folha de São Paulo

FOTO: ilustrativa / notícias

Compartilhar

Comissão mista aprova texto-base da MP do Código Florestal

Avançar »

Receita Federal paga restituições do maior lote multiexercício já liberado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*