Dilma recebe R$ 20 mil de indenização por tortura na ditadura militar

Governo do Rio informou que indenização será paga até o fim de junho.
Segundo porta-voz do Planalto, a presidente doará valor ao grupo Tortura Nunca Mais.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A presidente Dilma Rousseff receberá indenização do governo do Rio de Janeiro por ter sido interrogada e torturada no estado durante a ditadura militar e doará o valor para o Grupo Tortura Nunca Mais, segundo informou nesta sexta-feira, dia 18, o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann.

A assessoria de imprensa da Secretaria estadual de Assistência Social informou que o governo do Rio pagará até o fim de junho uma indenização no valor de R$ 20 mil à presidente Dilma. Segundo a secretaria, das 895 vítimas do regime que tiveram os processos aprovados pela comissão especial criada para analisar os casos, cerca de 120 ainda serão indenizadas pelo Estado do Rio.

O Grupo Tortura Nunca Mais, que receberá o valor segundo a Presidência, foi fundado em 1985 por iniciativa de ex-presos políticos que passaram por tortura durante o regime militar e por familiares de mortos e desaparecidos políticos.

Nesta quarta-feira, dia16, Dilma deu posse aos sete membros que integrarão a Comissão da Verdade, criada para apurar violações aos direitos humanos cometidos entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar.

Na ocasião, a presidente afirmou que a instalação do colegiado não é motivada por ódio, revanchismo ou desejo de reescrever a história. “O Brasil merece a verdade, as novas gerações merecem a verdade e, sobretudo, merecem a verdade factual aqueles que perderam amigos e parentes e que continuam sofrendo como se eles morressem de novo e sempre a cada dia”, afirmou, emocionada, antes de interromper o discurso.

Informações de G1

FOTO: Roberto Stuckert Filho / Presidência

Compartilhar

Dilma empossa integrantes da Comissão da Verdade

Avançar »

Vacinação contra gripe atinge menos da metade do público-alvo a uma semana do fim da campanha

2 comentários

  1. Lisa Souza
    18 de maio de 2012

    Não é uma opnião…..é uma questão….

    Quais mais receberão esta indenização?

    Responder
  2. val
    29 de maio de 2012

    Fala sério!roubar banco no passado era certo então,só falta Fernandinho beira mar receber uma indenização também, do jeito que a politica no Brasil anda,deveria tomar vergonha investir este dinheiro na educação as escola pública esta uma calamidade………..

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*