• Visualizações 521

Desemprego sobe para 9,5% no país, mas nível de ocupação cresce em Porto Alegre

Em todo o Brasil, foram criados 16 mil postos, mas 120 mil pessoas passaram a disputar uma vaga no mercado de trabalho. 

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A taxa de desemprego subiu de 9,1% para 9,5% em janeiro, na média das sete regiões metropolitanas onde o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade fazem mensalmente a Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED.

O total de desempregados foi estimado em 2,1 milhões, o que representa um acréscimo de 104 mil em relação ao número registrado no mês anterior. Foram criados 16 mil postos, mas a quantidade de pessoas que passaram a disputar uma vaga no mercado de trabalho foi bem maior do que esse número, 120 mil.

O nível de ocupação na região Metropolitana de Porto Alegre apresentou variação positiva de 0,6% na comparação de dezembro de 2011 com janeiro deste ano. Houve, no entanto, aumento do desemprego, que passou de 6,4% para 6,5% – diferença considerada estável pelos técnicos da PED.

Conforme a pesquisa do Dieese, as maiores chances de conseguir um emprego foram constatadas na construção civil, que abriu 30 mil postos de trabalho, 2,3% acima do total do mês anterior. Em seguida, aparece o setor de serviços, com oferta de 26 mil vagas (alta de 0,2%).

Informações de portal Terra

FOTO: ilustrativa / poa.sp.gov.br

Compartilhar

Militares mortos na Antártida recebem homenagens no Rio de Janeiro

Avançar »

Receita Federal libera envio de declarações do Imposto de Renda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*