• Visualizações 368

Horário de verão quase no fim: mudança termina no dia 26

Expectativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico é de diminuição da demanda em 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O horário de verão está chegando ao fim: termina no dia 26 de fevereiro. A mudança nos relógios está em vigor desde 16 de outubro de 2011.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS previa uma economia para o Brasil, no período, que podia variar entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões. A ONS prevê a diminuição da demanda em 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts. Com os dias mais longos, o objetivo é reduzir o consumo de energia e aproveitar mais a luz do sol durante o verão.

Neste ano, o horário de verão abrange também a Bahia, além dos moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, e do Distrito Federal. Segundo o Governo Federal, o período do horário de verão foi o mais longo desde 1985. Teve 133 dias de duração.

A decisão de utilizar o horário é de cada Estado. A inclusão da Bahia era reivindicada por empresários que queriam sincronia com o expediente bancário, horário de funcionamento de escritórios e sede de empresas do Sul e do Sudeste.

Desde 2008, com a edição de um decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro. Quando houver coincidência entre o domingo de carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte. É o caso de 2012.

Informações de portal G1

FOTO: ilustrativa / GettyImages

Compartilhar

Mesmo condenado a 98 anos de prisão, Lindemberg cumprirá no máximo mais 27 em regime fechado

Avançar »

Polícia acredita que interrupção da leitura de notas do carnaval de São Paulo foi orquestrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*