Brasil é o quinto país com maior número de vítimas de acidentes no trânsito

Segundo estudo, o número de mortos em acidentes de trânsito subiu 24% em apenas oito anos, motivo seria dirigir alcoolizado.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Estudo divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira, dia 04, mostra que o número de mortos em acidentes de trânsito no Brasil subiu 24% em somente oito anos. Enquanto em 2002 foram registrados 32.753, em 2010 números subiram para 40.160. Com isso, o Brasil é o quinto país com maior número de vítimas no trânsito.

“Os números revelam que o País vive uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito”, acredita o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. No ranking, o país ficou atrás da Índia, China, Estados Unidos e Rússia. Entre os motivos do rápido crescimento, estaria o consumo de álcool e aumento do número de motocicletas.

Nesta quinta-feira, 03, o Supremo Tribunal Federal – STF, determinou que dirigir alcoolizado é considerado crime. Segundo Padilha, a decisão é um grande avanço que irá contribuir na redução dessas estatísticas. O aumento do número de motos também pode ser um fator agravante, já que o número de acidentes com motos passou de 3.774 em 2002 para 10.1143 em 2010.

“Essa verdadeira epidemia de lesões e mortes por acidentes de trânsito aumentam muito o número absoluto de internações e óbitos”, afirmou o ministro. No último ano, os acidentes provocaram o registro de 145 mil feridos em hospitais do sistema público, custando R$ 190 milhões ao Estado. Em comparativa com 2009, o número de hospitalizações em 2010 por acidentes foi 15% maior.

Informações de coluna Último Segundo do IG

FOTO: Ilustrativa / GettyImages

Compartilhar

Lula já imaginava ter câncer de laringe

Avançar »

Lula encerra primeira etapa de tratamento contra o câncer de laringe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*