25% da Floresta Nacional de Brasília é destruída pelo fogo

O incêndio que atingiu a Floresta Nacional de Brasília já está controlado, mas autoridades acreditam que foi criminoso e procuram culpados.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

“Nosso pessoal em campo identificou pessoas colocando fogo na vegetação, chegaram a persegui-los, mas eles conseguiram fugir. Já comunicamos à Polícia Federal para que faça a investigação”, contou Rômulo Mello, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. O incêndio destruiu 3,6 mil hectares e 25% da área da unidade de conservação.

Juntamente com a Floresta Nacional de Brasília, dez unidades de conservação – UCs, registraram incêndios. Entre os locais, que tiveram as queimadas com nível intermediário de gravidade, estão a Reserva Biológica da Mata Escura em Minas Gerais, a Reserva Extrativista Lado do Cedro em Goiás e o Parque Nacional de Itatiaia no Rio de Janeiro.

Em 2011, 322 mil hectares já foram queimados nas unidades de conservação federais. Comparado ao número de 1,67 milhão de hectares queimados em 2010 e com área quatro vezes menor que a atual, os dados são melhores. “Comparativamente ao ano passado, os dados são muito melhores nas unidades de conservação. Embora nenhuma queimada seja desejada, a área é muito menor”, afirma a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Quando perguntada sobre a situação de Brasília, Izabella Teixeira afirma que a situação é muito mais crítica que a das queimadas nos UCs pelo Brasil. “O Distrito Federal está exposto a uma seca extremamente intensa, e as UCs ficam expostas a incêndios de grandes magnitude”, conclui a ministra do Meio Ambiente.

Informações de Agência Brasil

FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Compartilhar

Em Santa Catarina, 86 cidades estão em estado de emergência e 10 de calamidade

Avançar »

Número de cidades em estado de calamidade sobe em Santa Catarina

Um comentário

  1. KATIA HELENA LIPP-NISSINEN
    13 de setembro de 2011

    Até quando vamos deixar isto acontecer! Fingimos que não vemos? A natureza, gentil, se regenera e volta a nos dar frutos, sombra, ar e água, mas o ser humano, egoísta, não merece a lealdade da natureza!…

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*