Tragédia no Rio: Em vídeo, atirador revela motivações do massacre e diz que “não é só bullying”

ASSISTA! Imagens obtidas pela TV Globo e exibidas pelo Jornal Nacional nesta terça-feira mostram Wellington Menezes de Oliveira culpando o que chama de pessoas “covardes”.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A polícia começa a desvendar os mistérios que cercam o massacre de Realengo, quando 12 crianças foram brutalmente assassinadas na semana passada no Rio de Janeiro.

Em dois vídeos gravados antes de cometer o crime, Wellington Menezes de Oliveira (foto) fala sobre as razões que o teriam levado a matar os estudantes. As imagens teriam sido feitas, supostamente, dois dias antes da tragédia da última quinta-feira, dia 07, na Escola Municipal Tasso da Silveira.

Leia Mais

Laudo confirma que atirador se suicidou

O Jornal Nacional, da TV Globo, teve acesso à mensagem deixada pelo atirador, que foi gravada em dois arquivos de vídeo nos quais ele aparece sem barba, na frente do que parece ser um muro, e com fisionomia e local parecidos com os de uma foto usada em um perfil do site de relacionamentos Orkut. Aparentemente, o próprio rapaz grava o vídeo.

Wellington fala, de maneira confusa, sobre os supostos motivos do crime e culpa pessoas que chama de “covardes” pelo ato que cometeu. “A luta pela qual muitos irmãos no passado morreram, e eu morrerei, não é exclusivamente pelo que é conhecido como bullying. A nossa luta é contra pessoas cruéis, covardes, que se aproveitam da bondade, da inocência, da fraqueza de pessoas incapazes de se defenderem.”

Na segunda parte do vídeo, o assassino dá detalhes do longo planejamento da ação e diz porque tirou a barba de forma premeditada. “Os irmãos observaram que eu raspei a barba. Foi necessário, porque eu já estava planejando ir ao local para estudar, ver uma forma de infiltração. Eu já tinha ido antes, há muitos meses. Eu fui. Eu ainda não usava barba. Eu fui para dar uma analisada.”

O atirador também diz que esteve na escola dois dias antes do massacre. “Hoje, é segunda, terça-feira, aliás. Eu fui ontem, segunda. Hoje é terça-feira, dia 05. E essa foi uma tática para não despertar atenção. Apesar de eu ser sozinho, não ter uma família praticamente… Eu vivo sozinho, não tenho pessoas a dar satisfação. Mas, como eu precisava ir ao local e interagir com pessoas, para não chamar atenção, eu decidi raspar a barba.”

Assista à reportagem do Jornal Nacional:

FOTO: reprodução / TV Globo

Compartilhar

Tragédia no Rio: Laudo confirma que atirador se suicidou

Avançar »

Corpos e destroços do Vôo 447 da Air France começam a ser resgatados no dia 21

20 comentários

  1. FRANCISCO ALVES DE MENESES
    13 de abril de 2011

    Fatalmente, o Brasil ainda está pasmo não com o fato de 12 crianças terem morrido, mas com a trama e a maneira cruel como foram mortas. É uma questão de polícia? Nem tanto: é uma questão de educação! Nossas escolas devem intensificar a disseminação de boas práticas, ética e moral.

    Responder
  2. TAULICIA
    13 de abril de 2011

    ISSO QUE ELE FEZ NÃO TEM PERDÃO,POR UM LADO EU ENTENDO ELE ,MAIS NÃO ERA PRECISO MATAR AQUELAS CRIANÇAS ENOSCENTES,EU CHOREI MUITO ,

    Responder
  3. Marcos
    13 de abril de 2011

    Meus pêsames as famílias que perderão seus filhos nesta tragédia mas pelo que eu percebi a respeito do atirador ele também era uma vitima uma vitima da própria sociedade que não da educação a seus filhos não ensinam eles a respeitar o próximo não existe motivo para tamanha barbaridade , esta barbaridade cometida foi um escape de sofrimento que o mesmo ha via sofrido anos atrás na mesma escola como bulling isto traz uma destruição psicológica perigosa transforma uma pessoa inocente em doente , eu vejo mais este rapaz como um doente necessitando de ajuda do que como um mostro como todos estão dizendo , eu já sofri bulling e posso afirmar já teve ocasiões que pensei seriamente em fazer o mesmo ninguém pode imaginar como é chegar numa escola e ser a atenção da sala em fazer chacotas agressões verbais físicas , psicológicas , graças a deus eu me sai bem não matei ninguém mas eu tive muita vontade de entrar na sala e sair matando um por um no meu tempo de escola , até hoje tenho dificuldades de relacionamento por conta de traumas passados mas hoje sou uma outra pessoa totalmente graças a religião aprendi que o mal só traz o mal que deus perdoe este irmão que cometeu estes assassinatos e encaminhe cada espírito dessas crianças a uma esfera melhor que essa e seus familiares encontrem a paz se desejar ódio a mais ninguém porque ódio só traz energias negativas

    Responder
  4. 13 de abril de 2011

    esse cara era doido

    Responder
  5. 13 de abril de 2011

    esse cara realmente e um loko sinto muito pelas familias dessas crianças que morreram

    Responder
  6. 13 de abril de 2011

    Meu Deus que tragédia tomara que Deus perdoe ela la em cima e faça ele descansar em paz

    Responder
  7. E. Elói
    13 de abril de 2011

    É Lamentável Que Tenha Ocorrido Este Fato,Pois Ele Não Deve Nada a Justiça da Terra Pois Já Pagou Com a Vida Física, Agora Em Relação a Paz de Espírito Ele Nunca + Terá, Quem é Ele Pra Falar Em Covardia Já Que Ele Cometeu Um Crime Bárbaro,Frio e Cauculista Em Seguida Se Suicidou, O Que Ele Fez Não Justifica, Pimenta Nos Olhos dos Outros é Refresco,Imaginem Se Na Sala de Aula Estivesse o Seu Filho Estudando e de Repente Entra Um Cara Atirando e Atinge Seu Filho, Que Morre Sem Saber o Porquê.

    Responder
  8. ediana
    13 de abril de 2011

    me desculpe mas quem estar doente que vá procurar ajuda mas que ajuda é essa que vai matar crianças inocentes?não tive pena deste bandido era bom que ele estivesse com vida para a justiça ser feita de qualquer jeito nem que fosse na base da porrada ufa!!!

    Responder
  9. pamella
    13 de abril de 2011

    um louco maniaco que recebeu seu castigo morrer

    Responder
  10. E. Elói
    13 de abril de 2011

    O Causador da “Tragédia” Está Morto, Quem Será o Culpado Agora? A Direção da Escola? ou o Estado? Redobremos a Atenção Para Que Amanhã Coisas Semelhantes Não Tornem a Acontecer,É Preciso Medidas Preventivas. “Se “DEUS” Não Guardar a Cidade, Em Vão Vigia o Sentinela!”

    Responder
  11. cilene ferreira dos santos
    13 de abril de 2011

    infelizmente os seres humanos perderam o temor à deus

    Responder
  12. rafaela ribeiro
    13 de abril de 2011

    por um lado eu entendo ele por que pelo o que eu ouvir e vir ele só era um ser humano que sofreu muitas criticas zombarias muita exclusao e isso mexeu muito com o emocional dele e deixo-o pertubado,além de ser vitima de tudo isso ainda não tinha ninguem para o amparar para dar uma força uma palavra amiga.mas nao precisaria tudo isso pois ele descontou toda a sua raiva em pessoas inocentes

    Responder
  13. silvana regina
    13 de abril de 2011

    eu pesso a deus todos os dias por essas familias,que perderam seus filhos,para que deus de forças todos os dias.

    Responder
  14. Marcio Braga
    13 de abril de 2011

    Que Deus tenha compaixão dessas famílias que estão passando por esse momento de tanta dor.
    Que essas vidas que foram ceifadas por esse covarde,sejam recebidas e acalentadas por DEUS.

    Responder
  15. 13 de abril de 2011

    essa vida em que gente vive tem que fikar esperto pq nois ñ sabemos o dia da amanhã ?POIS E PESSO A DEUS QUE TOME ESSAS CRIANÇAS QUE EM QUE ELAS [E] QUE DEUS POLDI CUIDAR AI EM CIMA COMO SE FOSSE AQUI NA TERRA …………..EU TMB PEDI UM AMIGO DE AFOGAMENTO MAIS DEUS JÁ ESTA´ FAZENDO OS CONHEÇIMENTO AE CIMA POIS QUEM NÃO QUERIA COM DEUS AE CIMA …………..DEUS ILUMINA CADA PESSOA DESSA VITIMAS POIS EU SO QUERO UM POUCO DE PAZ NESSA VIDA PRA JUSTIÇA SENDO QUE NOIS PODE CONFIAR EM DEUS …………………….

    Responder
  16. DULCI
    13 de abril de 2011

    TODAS AS PESSOAS Q FIZERAM ESTE RAPAZ PASSAR POR HUMILHACOA NA ESCOLA OU NA SUA VIDA COTIDIANA,TAMBEM MATARAM AQUELAS CRIANCAS NAQUELE DIA.PAIS VAMOS ENSSINAR NOSSOS FILHO,REPEITAR PELO PENOS UM POUCO O SER HUMANO. E O BASICO!O SEU FILHO PODE SER O MAIS LINDO,MAS NAO O MAIS MAL EDUCADO!

    Responder
  17. vando
    14 de abril de 2011

    não acham estranho ele matar exatamente doze crianças?alguma coisa tem por tras disso ai

    Responder
  18. scheila
    14 de abril de 2011

    REALMENTE O WELLINGTON TAMBEM FOI VITIMA NO PASSADO,,SERÁ Q VCS NUNCA SOFRERAM UMA DISCRIMINAÇAO DE ALGUEM?,,,NAO SABEM A DOR QUE FICA SUFOCANDO POR DENTRO?,,,
    SÓ DE SOFRER ESSAS ZUAÇOES DA IMPRESSÃO Q A PESSOA VEIO PARA O MUNDO SÓ PARA DIVERTIR OS OUTROS COM ESSAS PALHAÇADAS,,
    JA PASSEI POR ISSO NA INFANCIA,,,E COM 13 ANOS EU CANCEI DISSO E ME REVOLTEI,,COMEÇEI A ANDAR COM MÁS COMPANIAS,,BRIGAVA NA RUA,,ERA SÓ ALGUEM ME OLHAR DEMAIS Q EU ACHAVA Q ESTAVA ME ZUANDO,,ENTAO EU PARTIA PARA CIMA E BATIA COM SOCOS CHUTES,,
    BEBIA FUMAVA E USAVA DROGAS PRA ME SENTIR FELIZ E ESQUECER DA ZOMBAÇAO QUE OS OUTROS FAZIAM,,,HJ TENHO 3 FILHOS E ME RECUPEREI COM A FORÇA DE DEUS,,MAS NEM TODOS CONSEGUEM ,,COMO FOI O CASO DO WELLINGTON,,,

    SINTO MUITO PELAS CRIANÇAS,,ELE TAMBEM NAO PODIA TER FEITO ISSO ,,,SAO APENAS ANJOS EM FORMA DE CRESCIMENTO,,MAS DEUS COM CERTEZA ACOLHEU ESTES ANJOS NO CÉU..
    MAS ESTA ESCRITO NA BIBLIA PERDOE DE CORAÇAO SEUS INIMIGOS,,
    JA CHEGA DE JULGAR ELE,,,PRECISAMOS TER DEUS EM NOSSAS VIDAS,,
    PRECISAMOS PERDOAR,,PORQ SE NAO ESTARREMOS SENDO ERRADOS TAMBEM,,
    NO MES PASSADO MATARAM MEU IRMAO A TIRO BEM NO CORAÇAO,,E EU CONFESSO
    “NAO GUARDO MAGOAS DO ASSASSINO”
    MEU IRMAO ESTA EM PAZ DESCANSANDO,,E O ASSASSINO ESTA VIVO ,COM CERTEZA SOFRENDO COM O PECADO QUE COMETEU,,,NAO SOMOS NINGUEM PARA JULGAR OS OUTROS,,,AS VEZES JULGAMOS O PIOR SER HUMANO QUE EXISTE,,E NO FINAAL ELE PODE TER O PERDAO DE DEUS,E AGENTE PODE SER CONDENADO

    MEUS PESAMES PARA AS FAMILIAS,,E QUE DEUS OS AJUDEM A PERDOAR

    Responder
  19. JOICE MEIRE CARVALHO
    14 de abril de 2011

    NÓS JULGANDO ACHAMOS UM HORROR A ATITUDE DELE.E AINDA ACHAMOS QUE NADA MAIS CERTO ELE TER SE MATADO….
    NÓS NAO PERDOAMOS-O, POREM ISTO CABE A DEUS.SINTIMOS DÓ DAS CRIANÇAS QUE FORAM PREJUDICADAS.DEUS SABE OQUE FAZ.

    Responder
  20. suzana aparecida camargo brasil
    14 de abril de 2011

    nós julgamos ele como a pior pessoa que existe,más pensa um pouquinho.
    ao olharmos uma pessoa invejando-a ou até mesmo julgando pra Deus é o mesmo pecado que matar.
    nao digo que é certo isso que ele fez !!!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*