Obama transfere discurso na Cinelândia para Teatro Municipal

O presidente americano e sua família devem chegar ao Rio na noite de sábado, onde também têm agenda no Corcovado e na Cidade de Deus.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O presidente americano, Barack Obama, desistiu de fazer um discurso aberto ao público na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, no próximo domingo, dia 20. Ele optou por falar no Teatro Municipal, segundo informou nesta sexta-feira, 18, a embaixada dos Estados Unidos no Brasil. A representação diplomática americana não informou o motivo da mudança.

Junto de sua mulher, Michelle, e das filhas Sasha e Malia, Obama chega a Brasília na manhã de sábado, 19. Ele será recebido no Palácio do Planalto pela presidente Dilma Rousseff, e deverá participar ainda de dois encontros bilaterais de empresários.

Na noite de sábado, o presidente americano e sua família seguem para o Rio. Na programação, estão previstas visitas ao Corcovado e à Cidade de Deus, que, conforme a embaixada, estão mantidas. A comitiva presidencial americana deixará o Rio na manhã de segunda-feira, 21, rumo ao Chile. Em seu giro pela América do Sul, Obama também visitará El Salvador.

Obama vem ao Brasil com o objetivo de aumentar o comércio e os investimentos no país, especialmente nas áreas de energia e infraestrutura, que ganharam destaque com as descobertas de petróleo na camada do pré-sal e com a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Já no âmbito político, o governo brasileiro gostaria de ouvir de Obama uma declaração pública de apoio à entrada do Brasil como membro permanente em um Conselho de Segurança da ONU ampliado – assim como a feita por Obama a outro grande emergente, a Índia, durante visita dele a Nova Déli no ano passado.

Analistas consideram, no entanto, que o voto contrário do Brasil a novas sanções contra o Irã, no ano passado, ainda não foi superado pelos EUA e representaria um impedimento a um endosso mais explícito de Obama à ambição brasileira.

Com o presidente americano, vêm ao Brasil dezenas de empresários americanos, que pretendem explorar perspectivas de investimento em setores como petróleo e gás no Rio.

Informações de portal UOL

FOTO: reprodução

Compartilhar

Greenpeace pede fim do uso da energia nuclear no Brasil

Avançar »

Banco do Brasil abre contas para receber doações a vítimas do terremoto no Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*