Morre Sérgio Jockymann

Escritor e jornalista gaúcho vinha fazendo tratamento para insuficiência renal em São Paulo. É autor de “Os Votos”, inspiração de “Amor pra Recomeçar”.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Morreu na quarta-feira, dia 16, aos 80 anos, o poeta, escritor, dramaturgo, jornalista e cronista Sérgio Jockymann. Desde novembro, ele estava internado no Hospital da Unicamp, em Campinas (SP), para tratar-se de uma insuficiência renal.

Nascido em Palmeira das Missões, em 1930, Jockymann tinha se mudado para a cidade do interior paulista para tratar seus problemas de saúde, que vinham de longa data e já haviam sido explicitados em uma coluna de seu colega no Jornal do Almoço, Paulo Sant’Ana.

Além de escrever para diversos jornais como Zero Hora, Folha da Tarde e Correio do Povo, Jockymann também foi autor de telenovelas, seriados de TV e peças de teatro. Como político, foi deputado estadual e concorreu à prefeitura de Porto Alegre.

Sérgio Jockymann deixa a esposa, Simone, 70 anos, e cinco filhas, Iria (60 anos), Daphne (58 anos), Heliana (59 anos), Luelin (42 anos) e Karel (38 anos), além de netos e bisnetos.

OS VOTOS – “Desejo que você tenha a quem amar…” O verso da música “Amor pra Recomeçar”, de Frejat, foi inspirado em um texto que circula pela Internet muitas vezes atribuído ao francês Victor Hugo.

A poesia, que na verdade é de Jockymann, foi publicada em 30 de dezembro de 1978, no jornal porto-alegrense Folha da Tarde. O erro de crédito de “Os Votos” chegou até ao programa de Ana Maria Braga, em agosto de 2007, quando a apresentadora leu o poema como sendo de Victor Hugo.

Confira o comercial da Vivo, lançado em 2005, com o texto “Os Votos”, de Jockymann

Informações de ZeroHora.com, blog de Emílio Pacheco

FOTO: reprodução

Compartilhar

Será? Corinthians quer Kaká, diz colunista da Folha

Avançar »

Índice usado no reajuste de aluguéis sobe mais uma vez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*