Confiança da indústria cai 1,5% em janeiro, mostra FGV

Apesar da queda, indicador mantém-se em patamar elevado e Índice de Expectativas tem leve alta no mesmo período.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Os empresários começaram o ano de 2011 com o humor em baixa. O Índice de Confiança da Indústria – ICI, indicador-síntese da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, caiu 1,5% em janeiro ante dezembro.

Os números foram revelados nesta segunda-feira, dia 31, pela Fundação Getulio Vargas – FGV. Em dezembro do ano passado, sobre novembro, o ICI subira 1,6%. O cálculo do indicador é baseado em cinco tópicos da Sondagem da Indústria. A partir das respostas dos tópicos, a FGV elabora o resultado do índice dentro de uma escala que vai até 200 pontos, sendo que o desempenho do indicador é de queda ou de elevação se a pontuação total das respostas fica abaixo ou acima de 100 pontos, respectivamente.

Os dados atualizados do índice mostram que, de dezembro para janeiro, o indicador recuou de 114,5 pontos para 112,8 pontos, na série com ajuste sazonal.

Para a FGV, apesar da queda, o indicador mantém-se em patamar elevado em janeiro e superior à média histórica, de 101,6 pontos. Na comparação com janeiro do ano passado, o ICI registrou queda de 0,1% neste mês, após avançar 1,0% em dezembro, nos dados sem ajuste sazonal.

O ICI é composto por dois indicadores: o Índice da Situação Atual – ISA e o Índice de Expectativas – IE. O ISA teve queda de 3,5% em janeiro, após subir 1,3% em dezembro, na série com ajuste sazonal.

Já o IE apresentou alta de 0,7% no primeiro mês do ano, em comparação com a taxa positiva de 1,9% em dezembro.  Na comparação com janeiro do ano passado, nos dados sem ajuste sazonal, houve aumento de 0,1% e queda de 0,1%, respectivamente, para o ISA e para o IE, em janeiro deste ano. O levantamento para cálculo do índice ocorreu entre os dias 3 e 26 deste mês, em uma amostra de 1.192 empresas.

Informações de Agência Estado

FOTO: ilustrativa / GettyImages

Compartilhar

Taxa de desemprego atinge menor nível desde 2002

Avançar »

”Não ganhei nem perdi nada”, diz Silvio Santos sobre venda do Panamericano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*