• Visualizações 702

Conselho Federal de Medicina alerta para os riscos de certas doenças no ar

Asma, sinusite e pneumonia são alguns exemplos de doenças que podem piorar nas condições vividas durante uma viagem de avião.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Para quem está planejando viajar de avião, uma dica importante: antes de embarcar, é preciso fazer uma consulta ao médico. A recomendação é do Conselho Federal de Medicina, e a Agência Nacional de Aviação Civil – Anac tem alertado os passageiros.

Trata-se de um conselho que não é muito conhecido. Agora, o Conselho quer a ajuda das empresas aéreas para que esses cuidados cheguem aos passageiros. Os sintomas de algumas doenças, como asma, sinusite e pneumonia, por exemplo, podem piorar nos ares.

“As condições lá em cima são totalmente diferentes das condições aqui embaixo. A fisiologia das alturas é algo muito particular e muito especial”, explica Frederico de Melo, representante do Conselho Federal de Medicina.

Por isso, em alguns casos é necessário procurar um médico antes de viajar. Trata-se de um cuidado indicado para quem tem doenças como tuberculose, pneumonia, asma brônquica, enfisema pulmonar, doenças cardíacas ou se tiver passado por uma cirurgia recentemente. Pode ser preciso até adiar a viagem.

Algumas empresas aéreas têm restrições a viagens para mulheres grávidas de mais de 28 semanas por causa do risco de um parto prematuro. Por isso, é bom, antes de comprar a passagem, checar se a companhia em que se pretende viajar faz esse tipo de observação. Se for caso, vale pedir um atestado para o médico.

Informações de Bom Dia Brasil

FOTO: ilustrativa / GettyImages

Compartilhar

Novo Código de Processo Penal expõe divergências entre advogados e juízes

Avançar »

Seis municípios concentravam 25% do PIB do país em 2008, diz IBGE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*