Começa o Censo Demográfico 2010

Mais de noventa mil recenseadores deverão visitar todos os domicílios das 5.565 cidades do território brasileiro; responder às questões é obrigação prevista em lei.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A partir do último domingo, dia 1°, os brasileiros cumprem sua obrigação legal de responder corretamente às perguntas do Censo 2010.

Obrigação legal? Sim, pelo menos de acordo com a Lei 53.534, de 1968: todas as pessoas são obrigadas a prestar as informações solicitadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Quem não fornecer os dados poderá pagar multa de até dez salários mínimos. A mesma lei diz também que todas as informações prestadas são sigilosas e serão usadas exclusivamente para fins estatísticos.

Na 12ª edição do levantamento, serão 91.972 recenseadores percorrendo os 8.514.876,599 quilômetros quadrados do território nacional, nos 5.565 municípios brasileiros, buscando informações que podem auxiliar o país. E as autoridades também estão incluídas. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (foto), por exemplo, foi um dos primeiros a responder o questionário.

“O Censo 2010 mostrará um país mais escolarizado, mais inserido no mundo digital, mais envelhecido, com nível de renda melhor, com padrões mais difundidos de acesso aos produtos de consumo, com novas estruturas familiares e com a crescente presença da mulher no mercado de trabalho e no ensino superior. Esse é o retrato que vamos registrar”, afirma o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, avaliando as transformações pelas quais o Brasil passou na última década.

Como grande parcela da população passa a maior parte do dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou finais de semana. Cada recenseador organizará seu trabalho a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios.

Autoridades pedem ajuda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta segunda-feira, dia 02, que os brasileiros participem do Censo 2010. Segundo ele, a pesquisa constitui uma espécie de fotografia do país.

Durante o programa semanal “Café com o Presidente”, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, lembrou que o censo é a única pesquisa promovida em todos os 5.565 municípios brasileiros. Segundo ele, a ferramenta tem “peso”, uma vez que é usada para nortear políticas públicas por parte do governo federal, governos estaduais e municipais.

“Quando vão fazer estudos sobre a realidade brasileira, trabalham com dados do censo. Então, é fundamental ajudar, respondendo corretamente às perguntas que são feitas”, disse. O levantamento do Censo 2010 continua até o dia 31 de outubro, em todas as residências do país.

Tecnologia

Esse é o primeiro censo totalmente informatizado – os recenseadores vão registrar as respostas em um equipamento digital e depois encaminhá-las a um centro de apuração. A expectativa é que o método agilize o levantamento e a divulgação do resultado.

Neste ano, a população também terá a opção de responder ao questionário pela Internet. O cidadão deve fazer o pedido no momento da visita do recenseador que entregará uma carta lacrada com as instruções, código de acesso e senha, que serão únicos para cada domicílio.

O uso da tecnologia, porém, tem limite. O IBGE não enviará e-mails ou correspondências com pedidos de informações para as residências que serão recenseadas, segundo alerta feito nesta segunda-feira, 02, pelo chefe da instituição no Paraná, Sinval Dias dos Santos.

De acordo com ele, é importante que as pessoas recebam bem os recenseadores e dêem respostas corretas aos questionamentos feitos. “Por exemplo, quando a pessoa informa o tempo para percorrer o trajeto entre a casa e o trabalho estará ajudando a resolver o problema dos congestionamentos, uma característica dos grandes centros urbanos”, destacou.

Informações de Agência Brasil e IBGE

FOTO: divulgação / IBGE

Compartilhar

Caso Bruno: Goleiro do Atlético-MG teria falado com Eliza pouco antes do seqüestro

Avançar »

Caso Bruno: advogado cobra dívida do Flamengo com o Goleiro

sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*