Morumbi não será sede da Copa de 2014

Devido a atraso na entrega do plano de garantias financeiras do projeto para o estádio, a Confederação Brasileira de Futebol descartou o Morumbi do Mundial.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A CBF divulgou, às 13h42m desta quarta-feira, 16 de junho, em nota publicada em sua página oficial, que o Morumbi está fora do Mundial 2014.

Segundo a nota, o  Comitê Organizador Local da Copa de 2014 não recebeu do Comitê da Cidade de São Paulo as garantias financeiras do projeto que havia sido aprovado pela Fifa no dia 14 de maio.

A entidade retirou o link enquanto esperava uma posição oficial da Fifa para sacramentar a exclusão do estádio. Por volta das 17h, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, disse em entrevista à TV Globo que o comitê espera o projeto de uma nova arena para que São Paulo faça parte da Copa.

Garantias enviadas com atraso

Na segunda-feira, o São Paulo havia apresentado as garantias financeiras para realizar obras no Morumbi para a Copa de 2014. No entanto, o clube não adotou o projeto completo, que custaria em torno de R$ 630 milhões e acataria todas as exigências da Fifa.

O Tricolor apostou em um plano mais simples, com custo total de R$ 265.423.497. Porém, o Comitê Local informou que não vai analisar o novo projeto. O ministro dos Esportes, Orlando Silva, disse que São Paulo não está fora do Mundial.

“Fico triste que a novela do Morumbi tenha esse desfecho, depois de meses de debate, meses de projeto e de um esforço que o governo fez para viabilizar o orçamento. É inexplicável a situação de São Paulo, a maior cidade do Brasil. Agora a palavra é do comitê paulista, que tem de arrumar uma alternativa para não ficar fora de um evento que vai mobilizar o país”, disse o ministro do Esporte, Orlando Silva.

O ministro disse ainda que vai aguardar a reação do comitê paulista sobre o assunto. “Vou ter uma conversa com o Comitê Local, o Ricardo Teixeira e a Fifa para analisar, mas é evidente que a manifestação da Fifa vai exigir um posicionamento do comitê paulista”, acrescentou o ministro.

Arena da Baixada

Ele também negou que a Arena da Baixada esteja descartada, mas deu um alerta para o comitê paranaense e para o Atlético-PR. “A diferença do Paraná para o Morumbi é que o projeto continua valendo. O problema lá é de viabilidade econômica. O prefeito e o governador me garantiram que há uma idéia de fazer naming rights (venda do nome do estádio para um patrocinador), mas o Atlético-PR não gostou. Quem pagar para ver pode ver demais. Curitiba precisa prestar atenção, tomar cuidado e encaminhar uma solução”.

Comunicado Oficial

“Não foram entregues ao Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014 (COL), por parte do Comitê da Cidade de São Paulo, as garantias financeiras referentes ao projeto do Estádio do Morumbi aprovado pelo COL/FIFA no dia 14 de maio de 2010. O Comitê da Cidade de São Paulo enviou ao COL um sexto projeto, que não será examinado. Sendo assim, fica excluído do projeto da Copa do Mundo de 2014 o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. A FIFA e o COL estão à disposição da cidade de São Paulo para futuras discussões.”

Informações de GloboEsporte.com

FOTO: reprodução

Compartilhar

Comissões aprovam Estatuto da Igualdade Racial

Avançar »

Mamonas Assassinas voltam em documentário e série de TV

7 comentários

  1. Carlos
    17 de junho de 2010

    Só me digan o que o Brasil perde na copa sem o morunbi?
    Sai fora palhassada tem hora seu BOBÓCA!

    Responder
  2. 17 de junho de 2010

    São Paulo Merece um Grande estádio,ac ho que a construção de um novo (com investimento privado)será mais vantajoso para a cidade do que gastar dinheiro na porcaria do morunbi, que não tem condições de ser um estádio de copa, principalmente pelo seu entorno.

    Responder
  3. Filipe vidal
    19 de junho de 2010

    eu acho que a sede da copa nao precisa ser no murumbi mas tem que ser em sp a abertura mesmo que nao seja no grande murumbi tem que ser em são paulo !!!!!!!!!!!!!

    Responder
  4. Filipe vidal
    19 de junho de 2010

    são paulo melhor lugar para a abertura da copa de 2014!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  5. Joao Paulo
    30 de junho de 2010

    Acho que isso é politicagem….o morumbi vai ser sede sim do mundial, e a abertura vai ser em Brasilia!!!

    Responder
  6. 11 de julho de 2010

    Em Primeiro Lugar saibam voçeis que o Morumbi é um dos Estadios Mais bonito do Estado de São Paulo ,independente de ser Particular ou não , Mas Acho Que se fosse sede da Copa 2014 Muito Importante para todos tanto na parte de investimento para a cidade quanto ao Prazer de Assistir um Ótimo Futebol com segurança , Mas infelizmente as coisas São Assim Mesmo Sempre Polemicas , IMAGINEM SÃO PAULO SE NÃO FOR SEDE DA COPA , PARA QUE TORCER ,PARA QUE VIBRAR .PARA QUE AMAR O FUTEBOL ???????

    Responder
  7. Márcio José Cordeiro
    30 de julho de 2010

    Isso é tudo política!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*