Cadastro do IBGE mostra que país tinha 4,6 milhões de empresas ativas em 2008

O estudo faz um raio-x empresarial brasileiro, contendo informações sobre pessoal ocupado, salários e outras remunerações referentes ao total de empresas com CNPJ.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O Cadastro Central de Empresas – Cempre elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE registrava 4,6 milhões de empresas e outras organizações ativas no país em 2008, que juntas empregavam 44,6 milhões de pessoas.

O estudo divulgado nesta quarta-feira, dia 26 de maio, faz um raio-X empresarial brasileiro, contendo informações sobre pessoal ocupado, salários e outras remunerações referentes ao total de empresas com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ há dois anos.

Segundo o relatório, do total de pessoas ocupadas, pelo menos oito em cada dez eram assalariados e o restante trabalhava na condição de sócio ou proprietário.

Todos esses trabalhadores receberam R$ 700 bilhões em 2008, com o salário médio mensal de R$ 1.413, equivalente a 3,4 salários mínimos em vigor na época.

Comparações

Na comparação com 2007, o Cempre mostra um aumento de 4,2% no total de empresas e de outras organizações com CNPJ, o que representou mais 187 mil registradas no país.

Na mesma comparação, o pessoal ocupado cresceu 4,5% – significando mais 1,9 milhão de pessoas no mercado de trabalho – e o salário médio mensal aumentou 3,5%.

O mapeamento do IBGE mostrou que em 2008 as empresas representavam 88,5% do total de organizações ativas, enquanto as entidades sem fins lucrativos respondiam por 10,5%, a administração pública, por 0,4% e outras organizações, por 0,6%.

O nível de emprego seguiu a mesma ordem, com as entidades empresariais respondendo por 73,7%, a administração pública, por 19,5%, as entidades sem fins lucrativos, por 6,7% e as outras organizações, por 0,1%. O mesmo ocorreu com o pagamento de salários: 62,1%, 31,3%, 6,6% e zero, respectivamente.

Informações de Agência Brasil.

FOTO: reprodução

Compartilhar

Clara será desmascarada e ainda levará tabefes de Fred

Avançar »

Banco Central autoriza agências a fixar horários especiais durante os jogos da Copa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*