Economia cresce no primeiro trimestre

Índice determina que a atividade econômica brasileira teve alta de 9,84%, comparada ao primeiro trimestre de 2009; o resultado do PIB só sai em junho.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

De acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central – IBC-Br, a atividade econômica brasileira teve alta de 9,84% no primeiro trimestre do ano, comparada ao mesmo período de 2009.

Na comparação com o último trimestre de 2009, o crescimento foi de 2,38%. O IBC-Br é uma forma de antecipar como está a evolução da atividade econômica e contribui para a decisão do Banco Central -BC sobre a taxa básica de juros, a Selic.

Quando a instituição considera que a economia está aquecida e a trajetória da inflação é de alta, a Selic é elevada, como ocorreu, em abril, na última reunião do Comitê de Política Monetária – Copom do BC, que elevou a taxa básica de 8,75% ao ano para 9,50% ao ano.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE só divulgará o resultado do crescimento da economia (Produto Interno Bruto – PIB) do primeiro trimestre no dia 8 de junho deste ano.

Inicialmente, o índice de atividade econômica era calculado por alguns estados e todas as regiões do país, mas neste ano, passou a ter abrangência nacional e a ser divulgado mensalmente. O índice inclui dados da agropecuária, indústria e dos serviços.

Informações de Agência Brasil

FOTO: reprodução / stock.xchng

Compartilhar

Telefonia lidera reclamações sobre “call centers” no Brasil

Avançar »

Travestis poderão usar nome social em crachá no serviço público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*