Novo modelo de identidade será lançado em outubro

A nova carteira de identidade será similar a um cartão bancário e reduzirá a quantidade de documentos falsos que circulam no Brasil.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Chegam ao fim os diferentes modelos de documentos de identidade no Brasil, que cada estado adota conforme seus próprios sistemas de emissão.

Em outubro, começará a ser emitido um padrão desse documento, que será único para todo o país. O Registro Geral – RG  será composto de dez dígitos – uma seqüência de nove números e um algarismo verificador.

A mudança é necessária para evitar a ocorrência de fraudes, já que, atualmente, há espaço para que a mesma pessoa faça vários documentos. O Instituto Nacional de Identificação estima que 1,5 milhão de carteiras de identidade sejam passíveis de fraude.

O novo documento será similar a um cartão bancário com chip, reunirá dados pessoais, CPF e título de eleitor, além da impressão digital adaptada ao Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais (AFIS, na sigla em inglês). A emissão do novo documento começará como um projeto piloto em um Estado de cada região. O objetivo é trocar todos os 150 milhões de documentos em até dez anos. Nesse período, os dois modelos de identidade serão aceitos.

Informações do jornal Folha de S. Paulo e Portal Terra

FOTO: reprodução / stock.xchn

Compartilhar

Empresas poderão integrar estande de Novo Hamburgo na Francal

Avançar »

Miss Brasil eleita é de Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*