Polêmico “Lula, o Filho do Brasil” abre Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

VEJA O TRAILER! Filme que conta a vida do Presidente da República é a principal atração do mais antigo festival de cinema do país. Oposição alega campanha antecipada.

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é o mais antigo do país. Sua abertura por si só já concentra as atenções na Capital.

Só que a 42ª edição tem mais um atrativo. Estréia nesta terça-feira, dia 17, Lula, o Filho do Brasil. Nada mais, nada menos do que a história do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Da vida difícil no sertão nordestino, o sindicalismo, ao Palácio do Planalto, embora não retrate a eleição propriamente dita do primeiro “trabalhador-presidente” da história.

Leia Mais

Site oficial: Lula, o Filho do Brasil

Dirigido por Fábio Barreto com co-produção da Globo Filmes, o filme vai para as salas de cinema de todo o Brasil somente em 1º de janeiro de 2010. Coincidência ou não, ano de eleições à Presidência da República. Para a oposição, não restam dúvidas. “Isso tudo foi programado desde a origem para ter impacto emocional e político. É uma verdadeira operação de propaganda eleitoral”, critica o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, José Aníbal (SP), em entrevista ao Correio Brasiliense. “Essa é uma manobra absolutamente programada com intenção deliberada de favorecer o governo e os candidatos do governo, isso é óbvio.”

No Palácio do Planalto, entretanto, a questão é tratada com descrição. Pelo menos por enquanto. Tanto é que sequer a pré-candidata do Partido dos Trabalhadores à presidência estará no Festival de Brasília. A ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff e o presidente Lula estarão fora do país. Procurada pela redação do Correio Brasiliense, a assessoria de imprensa da Presidência da República disse que não havia uma mobilização em prol da presença de autoridades e lembrou ainda que o lançamento não faz parte de agenda oficial.

O roteiro é baseado no livro Lula o Filho do Brasil, de Denise Paraná. No elenco, destaque para Glória Pires, que interpreta Dona Lindu, mãe de Lula, e Juliana Baroni, a primeira-dama Marisa. Rui Ricardo Dias (foto) é quem interpreta a maior parte da vida do presidente, que é representado ainda por outros quatro atores.

[nh]fQv_33ro-98[/nh]

FESTIVAL DE BRASÍLIA

A 42ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro começa às 20 horas, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Neste ano, 366 produções foram inscritas, cerca de 100 filmes a mais que na edição anterior.

Leia Mais

Site oficial: Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

O número de películas de Brasília também cresceu. Ao todo, 52 filmes do Distrito Federal foram indicados. Lula, o Filho do Brasil será exibido logo após apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro.

Criado em 1965, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é o mais antigo do país. Idealizado por Paulo Emílio Salles Gomes, crítico de cinema, o evento que nasceu no início da ditadura militar, sempre teve caráter contestatório, o que levou à sua proibição durante os anos de 1972 e 1974.

Com informações da Agência Brasil

FOTO: Otávio de Souza / divulgação

Compartilhar

Usinas do Rio Madeira e de Belo Monte asseguram expansão do setor elétrico, diz ministro

Avançar »

Receita libera nesta quarta-feira consulta a lote da malha fina de 2005

11 comentários

  1. fátima
    17 de novembro de 2009

    AH queria assistir hoje,vai bombar

    Responder
  2. PAULO LOTÁRIO GUIMARÃES
    17 de novembro de 2009

    PREFIRO IMAGINAR QUE ESTOU SONHANDO. QUE PAÍS É ESTE? TANTOS ABSURDOS, ABUSOS CONTRA A DIGNIDADE HUMANA EM TODOS OS SENTIDOS. FALTA VERGONHA NA CARA DO PRÓPRIO POVO. NÃO TEM NINGUÉM QUE PRESTA MESMO. NOS ÚLTIMOS 50 ANOS É SÓ MERDA MESMO (DESCULPE O TERMO). DA DITADURA MILITAR FOMOS CAIR NA MÃO DO LADRÃO DO MARANHÃO; DEPOIS FOI A VEZ DO LADRÃO DAS ALAGOAS; EM SEGUIDA AMARGAMOS 08 ANOS COM UM METIDO A BOM, INTELECTUAL DOS RICOS, CHEIO DE POMPA QUE PARECIA UMA PRINCESA NO TRONO. POR FIM CAÍMOS NA MÃO DAQUELE QUE SERIA O SALVADOR DA PÁTRIA. NA VERDADE UMA DECEPÇÃO DAQUELAS GRANDES. DEU MIGALHAS AOS MISERÁVEIS, COM A PELE, OSSOS, SANGUE E SUOR DA DITA CLASSE MÉDIA. NUNCA HOUVE TANTA ARRECADAÇÃO DE QUEM TRABALHA NESTE MISERÁVEL E DEGRADADO BRASIL. É IMPOSTO EM CIMA DA CLASSE TRABALHADORA EM VÁRIOS NÍVEIS. DAÍ DE BRINCADEIRA FAZEM UM FILME DE UM PSEUDO SOFRIDO BRASILEIRO QUE VIROU CELEBRIDADE NA FIGURA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA. QUEREM TRANSFORMÁ-LO NUM HERÓI VIVO. SÓ FALTAVA ISTO. GOSTARIA DE SABER AONDE “NOSSO” OPERÁRIO PRESIDENTE VAI GASTAR A FORTUNA QUE ACUMULOU NESTES ANOS DE POLITICAGEM! ESTE PAÍS É O PARAÍSO DOS ABSURDOS. LAMENTAVELMENTE DIAS PIORES ESTÃO POR VIR. COITADAS DAS FUTURAS GERAÇÕES. FALTAR-LHES-ÃO EXEMPLOS A SEREM ADMIRADOS E SEGUIDOS, POIS ESTES SÃO QUE NEM OS ANIMAIS QUE JÁ NÃO EXISTEM MAIS, ESTÃO EXTINTOS.

    Responder
  3. neide
    17 de novembro de 2009

    já era tempo, de fazer um filme pois esse homem fez e continua fazemdo historia. na minha opinião ele é o maior presidente que já ouve até agora .ele merece essa omenagem vale ha pena ver e dale Lula…

    Responder
  4. Sebastião
    18 de novembro de 2009

    Eu apenas faria uma pergunta: O LULA realmente mudou o Brasil? A estabilidade econômica foi conseguida apenas no seu governo ou foi um processo gradual e lógico?

    Responder
  5. 18 de novembro de 2009

    já era tempo, de fazer um filme pois esse homem fez e continua fazemdo historia. na minha opinião ele é o maior presidente que já ouve até agora .ele merece essa omenagem vale ha pena ver e dale Lula…
    eu sou apaxonado por este grande presidente naunca hovem um igual e não se sabe se vai ter aguem que possa subistitiir ele só Deus eu olho todos esses pulitios mentirosso que tem ai e não vejo ninguem para sentar na cadeira dele falo sem medo não tenho rabo preso a ninguem

    Responder
  6. Maria das graças
    19 de novembro de 2009

    Este homem é um lutardor, que venceu com honestidade,fez a classe mais humilde agreditar que pode vencer com honestidade e muita luta, deu valor ao povo Brasieiro, Lula sei que ainda falta muito para o mundo ser melhor, mais vc mostrou para o mundo k o ser humano tem k mudar e acreditark podemos construir um mundo melhor.
    Nunca se esqueça desse teu povo k acredita muito em vc. te adimiro muito desde criança e olhe k ja faz tempo, que deus te ilumine sempre

    Responder
  7. CARLOS ANTONIO SANTOS NASCIMENTO
    20 de novembro de 2009

    A UNICA PERSONALIDADE QUE SE PODE COMPARAR COM O PRESIDENTE LULA PELA ASSISTENCIA QUE DEU AOS POBRES DO PAIS É COM O EX PRESIDENTE GETULIO VARGAS.PARABÉNS PRESIDENTE OS QUE CRITICAM VOSSA EXCELENCIA NADA FIZERAM PELOS MENOS FAVORECIDOS.

    Responder
  8. CARLOS ANTONIO SANTOS NASCIMENTO
    20 de novembro de 2009

    SE FOSSE POSSIVEL EU E MUITA GENTE NESTE PAÍS DE PONTA A PONTA QUERIA O SENHOR NOVAMENTE COMO CANDIDATO A PRESIDENCIA EM 2010.BOA SORTE E BOM TERMINO DE GOVERNO.REDENTOR DOS POBRES.

    Responder
  9. 20 de novembro de 2009

    Adorei o vídeo, quero ver o filme, Lula é do povo, e ser filho de lavadeira e virar O Presidente que tirou o Brasil, da miséria e eleva-lo a condição País em desenvolvimento. E de causar inveja em muitos Doutores e intelectuais que só roubava e usava todas as formas de sonegação. Tenho 43 anos, é nesse governo que tenho visto Coronéis corruptos irem para cadeia, Juízes desonestos, policiais, políticos sujos empresários sonega dores e corruptos. Estamos vivendo um novo tempo, e Parabéns o filho de lavadeira que virou o MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL, LUIS INÁCIO LULA DA SILVA. DEUS TE ABENÇOEI. Só jogam pedras em arvores que dá bons frutos, e O senhor Presidente, estar fazendo a sua. Só lamento que os oito anos de vacas gordas estão acabando. Precisamos construir celeiros grandes para guardar alimento para o povo, porque quando os anos de miséria chegar, com a volta da oposição, talvez o povo sofra menos. Te amamos Presidente. Moyses

    Responder
  10. Isilda
    20 de novembro de 2009

    Povo o que vcs precisa acontecer mais prá acordar,prá realidade,já não estão contente com tanta miseria,com tantas doenças,com tantos que morrer no transtito,com a Natureza pedindo socorro,o que mas precisa acontecer prá que vcs levanda e grita chega,o vcs precisa pagar prá ver o sofrimento dentro do seus lares, prá vcs se unir com este que grita mas ninguen ouver,mas temos tempo o bem mas precioso que temos sao a vida,vida com saude,porque n fazem filme de criança morrendo de fome,nosso idoso morrendo na fila medingando por uma consulta,pq nostra em Filho da Miseria em estilo q o povo n estão sobrevivendo,e morrendo,inprorando,por um prato de comida,Será q Lula esqueceu deste tempo,q se diz Homen do povo,Sinto por está vivendo este tempo,de falsidade.mentira e intereçes,n mas samos Humanos todos se Mata,POR GANANCIA,será q foi assim q DEUS,ensinou,POVO,pense nos seus amanha,o q vcs PLANTA hoje,o gosto amargo do amanha os nosso vão,OLHE pela NATUREZA por MAR,pelos ANIMAIS,pelas as PLANTAS,pelo CEU,ouve o q eles estão pedindo,se vcs tem um pouco Amor ouviram,garanto q vcs vão sentir q ninguen e são conciente vai quer,pense em abraçar sim FILHOS do MUNDO,FILHOS DA NATUREZA FILHOS DA MISERIA<FILHOS DO AMOR,pricipalmente tenho VERGONHA na CARA prá n sentiva este filme do DEMONIO que esta nnos vendendo pro ESTRANGEIRO dando TUDO q AINDA resta no NOSSO PAIS,GRITAN antes q vcs acordar,vcs acorda n estão na MISERIA engrosando o q já estão.

    Responder
  11. orlando
    22 de novembro de 2009

    Lula nunca foi grande, é mais um politico brasileiro que consegue maquiar as espernças de um povo sofrido e desrrespeitado.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*