• Visualizações 899

Palestra conscientiza mulheres sobre os cuidados com a saúde

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado em Novo Hamburgo com muita conscientização. Na terça-feira, 8 de março, no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, ocorreu a palestra “Indispensável – A Mulher em Busca de Equilíbrio”, ministrada pelo médico Leandro Minozzo, que apresentou as principais patologias enfrentadas pelas mulheres nos dias atuais e como combatê-las. Na abertura, uma homenagem foi feita pelo servidor e músico, Fernando Marco. A ação, que faz parte da programação do Mês da Mulher, foi idealizada pela Prefeitura, por meio do Gabinete da Primeira-dama, da Secretaria de Saúde (SMS) e das coordenadorias da Mulher (CMulher) e Políticas Públicas para Idosos (CPIdosos).

Para a primeira-dama Jorgia Seibel, as pessoas precisam aprender a conviver com mais tolerância e amor, de uma forma em que o gênero não seja motivo de preconceito ou menosprezo. “Cada mulher aqui tem uma história de vida e superação, não se deixando abater pelo que hoje é imposto pela nossa sociedade. Hoje é um dia para comemorarmos, por isso, a palestra foi oferecida a elas”, descreveu. “No Dia das Mulheres, o maior presente que podemos receber não são bombons ou flores, mas sim, sermos respeitadas por todos”, completa a coordenadora da CMulher, Cida Braga. “Estamos celebrando o dia 8 de março com muita alegria, mas nunca esquecendo que ele foi conquistado depois de muita luta”, finaliza a presidente do Conselho da Mulher (COMSAM) e coordenadora da CPIdosos, Glacira Silva.

Palestra alertou

O palestrante, o Dr. Leandro Minozzo, alertou sobre as inúmeras doenças que a rotina da mulher moderna está registrando. “Hoje em dia, os problemas cardíacos atingem principalmente as mulheres, representando 50% dos pacientes. Fatores como o stress, o alto consumo de sal e o sedentarismo são agravantes para isso”, destaca o médico. A dona de casa, Cerni Cavalheiro, de 59 anos, prestou atenção em todas as dicas do Dr. Minozzo. “Me preocupo com a minha saúde e com tudo o que pode prejudicá-la, por isso vim conferir a palestra”, revela Cerni.

Saúde na quinta-feira também

Na quinta-feira, 10 de março, das 9 às 16h, a comunidade poderá participar da Ação Mulher, um momento dedicado à saúde das hamburguenses, na Praça do Imigrante, no Centro. No evento, quem passar pela praça poderá fazer marcação de mamografia, teste de HIV e sífilis e verificação de pressão arterial no Ônibus de Saúde Preventiva. O Programa de Esporte e Lazer na Cidade (PELC) realizará diversas atividades para todas as idades poderem se exercitar. A Ação vai contar também com a feira da Economia Solidária e com aulas de 20 minutos de yoga, defesa pessoal e treino com espada, ministrada pela Escola de Conhecimentos Orientais Pa-Kua Novo Hamburgo. O evento é uma promoção da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Gabinete da Primeira-dama e da Secretária de Saúde (SMS).

 

Fotos: (Créditos: Jorge Boruszewsky)

 

 

Compartilhar

Zulu está de volta ao Novo Hamburgo

Avançar »

Comunidade discute a segurança pública em fóruns regionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*