• Visualizações 685

Campanha de conscientização “Pisou na faixa, eu respeito!” inicia nesta quinta-feira

“Pisou na faixa, eu respeito!”, com esse tema, a Prefeitura inicia no dia 3 de março a campanha de conscientização do uso e respeito à faixa de segurança para travessias de pedestres. A iniciativa do Município é desenvolvida pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), com o apoio da Secretaria de Educação (SMED). O objetivo é chamar a atenção de condutores e pedestres para os cuidados que se deve ter ao realizar travessias ou ao circular com veículos por áreas onde existam faixas de segurança. A primeira ação será realizada, às 11h25, em frente a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Salgado Filho, na Rua vereador Oscar Horn, no bairro Canudos, no dia 3.

A campanha será intensificada junto à 80 escolas municipais, e em outras duas de ensino privado. Instituições que também queiram aderir a campanha podem entrar em contato com a SESMUR, no segundo andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, bairro Canudos. A intenção é desenvolver atividades em, pelo menos, quatro escolas por dia. Conforme o secretário da SESMUR, Egon Kirchheim, serão feitas abordagens para orientar os pais, alunos e condutores, nos horários de entrada e de saída das aulas. “Na frente das escolas, junto as faixas de segurança, será colocando durante a ação, um cone com uma placa da campanha. Queremos chamar a atenção dos usuários da via para a segurança do pedestre”, explica.

De acordo com a chefe do gabinete da SMED, Jeane Schuch Martins, essa é uma campanha intersetorial, que contará com a participação dos alunos e equipes diretivas das escolas, com técnicos da Diretoria de Trânsito, agentes da Guarda Municipal e da SMED. “Com isso estamos trabalhando para que as crianças sejam orientadas e possam atuar como multiplicadores em suas famílias”, aponta Jeane. Segundo a diretora de Trânsito da SESMUR, Regina Soares, as abordagens pretendem educar para uma mudança de comportamento. “Se olharmos a nossa volta vamos perceber que a maioria de nossos condutores não costumam respeitar a faixa de pedestres. Queremos mudar isso para a segurança de todos”, destaca.

Conforme a comissão organizadora da campanha, respeito é uma palavra fundamental em todas as relações sociais. No trânsito, não é diferente. Assim como dizer “obrigado” e “por favor”, é importante ser educado no movimento das vias públicas. O motorista deve considerar o pedestre, e o pedestre também deve pensar no motorista.

Dicas para o pedestre:

– Use sempre a faixa de segurança;

– Antes de atravessar, pare junto ao meio-fio e verifique o trânsito;

– Aguarde a aproximação de outras pessoas em vias de grande movimento para realizar a travessia conjunta;

– Cuidado com vias de mão dupla e possíveis motos trafegando nos corredores entre os veículos;

– Sempre respeite o semáforo.

Dicas para os condutores:

– Fique atento ao se aproximar de faixas de segurança;

– Diminua a velocidade e pare ao ver um pedestre querendo atravessar;

– Acompanhe a movimentação de outros veículos no entorno. Caso perceba perigo, faça sinal ao pedestre;

– Espere a travessia completa dos pedestres para seguir;

– Em frente às escolas, reduza a velocidade e redobre os cuidados com as crianças.

 

Compartilhar

Novo Hamburgo treina no gramado sintético visando o jogo contra o São José

Avançar »

Feira da Loucura por Sapatos reúne expositores e inicia preparativos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*