• Visualizações 1136

Alegria e samba no pé marcaram o Desfile Oficial de Novo Hamburgo

Alegria e muito samba no pé resumem o Desfile Oficial de Carnaval de Novo Hamburgo, que aconteceu na noite de sábado, 20 de fevereiro. A pista de Eventos José Eli Teles da Silveira foi invadida com o tema “Talento e arte na rua, vem que a festa é sua”, uma realização da Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir da Secretaria de Cultura (SECULT), com articulação da Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial (COMPPIR). As arquibancadas estavam lotadas de torcedores, que conferiram a apresentação das escolas de samba Protegidos da Princesa Isabel, Aí Vem os Marujos, Portela do Sul, Império de São Jorge e Cruzeiro do Sul.

Para abrir o Desfile, o projeto da Secretaria de Educação (SMED) entrou na pista de eventos e trouxe o “Samba de Escola”. Além dos alunos e professores da rede municipal, o bloco contava com a ala da Secretaria de Saúde (SMS) e com autoridades e servidores do município. Foi então a vez do bloco do Consulado Colorado levantar a arquibancada, distribuindo bandeiras para os espectadores. A corte de Novo Hamburgo, eleita em 2016, também desfilou, na companhia da corte da cidade vizinha, Estância Velha.

Muitos foliões se dirigiram até o sambódromo hamburguense para conferir os desfiles, como o casal Elis Regina dos Santos Luz, 35, e Jonathan Luciano Vaz Pinto, 31. A dupla já assistiu outros desfiles na cidade e volta todos os anos para a Pista de Eventos. “É um evento muito bem organizado, nós gostamos de assistir”, comenta Elis. Jonathan salienta que eles não têm uma escola do coração, mas acham o evento importante para a cidade, por isso decidiram prestigiar.

O trabalho de um ano inteiro das escolas de samba foi apresentado em 50 minutos (cada escola) e a grande campeã será conhecida na apuração, que acontece na quarta-feira, dia 24, a partir das 19h30, no Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Osvaldo Cruz, 112, Centro). Dezesseis jurados avaliaram oito quesitos: Bateria, Evolução, Samba Enredo, Harmonia Musical, Tema Enredo, Fantasias, Alegorias e Adereços e Mestre Sala e Porta Bandeira. A Presidente do júri, Rosângela da Neves Teixeira, trabalha há cerca de dez anos com o carnaval e elogiou a festa na cidade. “É um carnaval muito bonito, com o público e as escolas integradas. Podemos ver que todos estão se divertindo”, comentou Rosângela. Ela lembra também que o trabalho é de toda a comunidade hamburguense e parabeniza as escolas pelo empenho.

 

Protegidos da Princesa Isabel

A primeira escola a entrar na avenida, Protegidos da Princesa Isabel trouxe como tema “Sou rei, sou plebeu, sou Protegidos!”. A novidade este ano foi que a escola voltou a concorrer no Desfile Oficial de Novo Hamburgo.

Aí Vem os Marujos

A Marujos trouxe a magia das histórias encantadas para a Pista de Eventos. Com o tema “Lendas, Mistérios e Magias no mundo encantado, Aí Vem os Marujos”, a escola foi composta por dez alas.

Portela do Sul

Composta por duzentos componentes, a Portela encantou com a sua comissão de frente. Chamada de “O Anjo Panificador”, trouxe a águia da escola relacionado com o samba enredo, “Do pão da vida ao pão nosso de cada dia, daí a todos alegria”.

Império da São Jorge

A escola mais nova de Novo Hamburgo desfilou na Pista de Eventos com 400 componentes e cantou sobre “Da África às terras brasilianas, Império da São Jorge traz um canto à negritude” e levantou o público que estava nas arquibancadas.

Cruzeiro do Sul

Fechando o desfile, a Cruzeirinho cantou os encantos da Bahia. Com samba enredo “Cruzeiro faz a festa na Bahia”, a atual campeã de Novo Hamburgo entrou na avenida com 400 componentes. O destaque ficou por conta do carro que reverenciou a velha guarda da escola.

 

Fotos: (Crédito – Bruna Pacheco)

Compartilhar

Anilado se concentra para sequência de dois jogos no Estádio do Vale

Avançar »

PF apreende R$ 300 mil e carros de luxo de investigados da Lava Jato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*