Prefeitos se reúnem em busca de soluções para enchentes

Além de Novo Hamburgo, para municípios como Esteio, Canoas, Eldorado do Sul, Gravataí e Alvorada, a enchente registrada nas últimas semanas foi uma das maiores dos últimos 40 anos.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Para buscar soluções regionais para as enchentes que assolaram o Vale do Sinos e a Região Metropolitana entre o final do mês de agosto e início de setembro, prefeitos e representantes de oito municípios gaúchos se reuniram na segunda-feira, dia 09, em Canoas.

A finalidade é levar aos governos estadual e federal um plano estruturante para a prevenção das cheias, além de solicitar apoio às famílias atingidas nessas cidades.

Para municípios como Novo Hamburgo, Esteio, Canoas, Eldorado do Sul, Gravataí e Alvorada, a enchente registrada nas últimas semanas foi uma das maiores dos últimos 40 anos.

Representando o município hamburguense, o prefeito Luis Lauermann levou propostas que se unirão às demandas das demais cidades afetadas. Entre elas, a continuação do projeto original do dique que protege São Leopoldo, abrangendo também Novo Hamburgo e Campo Bom.

Outra demanda ressaltada durante o encontro foi a reabertura do PAC Drenagem, para que municípios que não tiveram a oportunidade anteriormente, possam buscar recursos.

Para o auxílio dos afetados pela enchente, há também a possibilidade de se alterar a regra de adesão ao programa Minha Casa Melhor, fazendo com que famílias que perderam seus bens também tenham a condição de comprar mobiliário com custo menor e maior parcelamento.

Estiveram presentes na reunião os prefeitos de Canoas, Jairo Jorge, de Esteio, Gilmar Rinaldi, de Cachoeirinha, Vicente Pires, de Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz, de Gravataí, Marco Alba, de Alvorada, Sérgio Bertoldi, e o secretário de Relações Institucionais de Porto Alegre, Gil Almeida, o secretário de Desenvolvimento Urbano de Novo Hamburgo, Moisés Medeiros, o secretário de Obras de Gravataí, Paulo Ricardo Martins, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Esteio, Bernadete Konzen, e a secretária de Gabinete de Alvorada, Clair Gabana.

Informações de PMNH

FOTO: reprodução / Robson Nunes / PMNH

Compartilhar

Município terá nova etapa de cadastro de trabalhadores para a Celulose Riograndense

Avançar »

Confira dicas para não errar na hora de comprar na Festa Nacional do Calçado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*