Plano para o skate em Novo Hamburgo é apresentado em audiência pública

Reforma da pista da Praça Pedro Alles – a Dimello – e construção de pistas nas estações do Trensurb e nos bairros estão entre sugestões. 

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter

Durante a audiência pública que debateu o papel do skate no desenvolvimento social e econômico de Novo Hamburgo na Câmara de Vereadores, o presidente da Federação Gaúcha de Skate Jean de Andrade exibiu um plano para o esporte no município. 

Entre as sugestões, está a reforma da pista da Praça Pedro Alles, a Dimello, com a inclusão do bowl, com custo estimado de R$ 400 mil, feita com recursos federais e contrapartida do Município. Além disso, citou a construção de pistas nas estações do Trensurb e nos bairros e fechamento de ladeiras, que possam ser usadas no fim de semana. Outra questão apontada foi a criação de projeto de formação de skatistas, além de auxílio financeiro para competidores, com salário e auxílio transporte. 

Andrade estima que em Novo Hamburgo há cerca de 12 mil skatistas e no Brasil esse número chegaria a 4 milhões. Ele afirmou que não há pistas suficientes para atender a demanda do esporte, que cresce 20% ao ano, conforme dados do Datafolha. De acordo com Jean, a federação entende o skate como uma alternativa na área de mobilidade urbana, além das bicicletas e ciclovias.  

REFORMAS – Entre as principais reivindicações citadas na ocasião, estavam o recolhimento do lixo na pista Dimello, instalação de bebedouro, segurança e uma verba de até R$ 3 mil para a reforma imediata de rampas, com o intuito de evitar acidentes entre os praticantes. Os skatistas se dispuseram a fazer os reparos desde que o poder público forneça o auxílio financeiro. Outra reclamação dos participantes da audiência foi a demora na inauguração da pista no bairro Santo Afonso. 

Mobilização envolveu comunidade

e representantes políticos

O autor da proposta, Roger Corrêa (PCdoB), presidiu a mesa, composta também por Jean de Andrade, Murilo Marques, da Associação de Skate de Novo Hamburgo, Gustavo Dal Médico, Bayard Feltes, Ricardo Ritter, secretário de Desporto, e José Eliandro Cantini, da Coordenadoria de Políticas para a Juventude. Estiveram presentes os vereadores Issur Koch (PP), Raul Cassel (PMDB), Patrícia Beck (PTB) e Sergio Hanich (PMDB). 

Na Câmara, a mobilização começou cedo na segunda-feira: por volta das 15 horas, skatistas de todas as idades já praticavam o esporte em pistas montadas em frente ao Legislativo. Roger lembrou, na ocasião, que o skate terá sua estreia nas Olimpíadas do Rio de Janeiro – 2016 como esporte de apresentação, e deverá ser esporte oficial em 2020. 

Informações de Imprensa CMNH

FOTO: Daniele Souza / CM

Compartilhar

Pronatec oferece cursos gratuitos de modelista e desenhista de moda

Avançar »

Ascensão do Senhor: Feriado causará alterações em serviços do município

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*