Evite espera e filas: guias e certidões podem ser solicitadas pela internet

Em vez de ir à sede da prefeitura de Novo Hamburgo, documentos podem ser impressos pelo cidadão, por exemplo, em casa.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Os contribuintes hamburguenses não precisam mais se deslocar até o Centro Administrativo Leopoldo Petry para solicitar a emissão de guias de pagamento e diversas certidões. O processo agora é digital e pode ser feito pelo portal da prefeitura.

A certidão é emitida com uma chave de validação que evita fraudes e garante a segurança e confiabilidade no processo. Em caso de guias, após a impressão, os boletos poderão ser pagos na rede bancária.

Imobiliárias também podem utilizar o sistema, definindo pela internet um único endereço para que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU de seus imóveis sejam entregues. Para cada um dos serviços, está disponível no site um manual de instruções passo a passo.

Os novos serviços disponíveis são:

Certidão Negativa de Débitos

Permite ao cidadão solicitar, acompanhar o atendimento e emitir a Certidão Negativa de Débito, que pode ser Geral, de IPTU ou Imposto Sobre Serviço – ISS, após o documento ter sido liberado pelos técnicos da Secretaria da Fazenda – Semfaz.

Certidões Diversas

Permite ao cidadão cadastrado no município emitir automaticamente documentos como Certidão de Baixa do ISS, Certidão de Lotação do ISS, Certidão de Rua e Número, Certidão de Perímetro Urbano, Certidão de Quarteirão e Certidão de Valor Venal.

Emissão de Guias e Taxas Diversas

Permite ao cidadão cadastrado no município emitir guias de pagamentos para taxas como Aprovação de Projetos e Vistoria de Habite-se. O pagamento das guias emitidas pelo portal pode ser feito em qualquer agência da rede bancária.

Boletim de Débitos

Foi adicionado a este serviço, já existente, a opção de emissão de segunda via de parcelamentos de débitos.

Imobiliárias

Este serviço requer autenticação através de prévia autorização do município. Permite que as imobiliárias definam os imóveis que desejam receber os carnês de IPTU em endereço único, agilizando a entrega.

Há também os serviços referentes a ISSQN, IPTU, ITBI, Protocolo e Alvará.

Informações de Imprensa PMNH

FOTO: ilustrativa / sxc.hu

Compartilhar

Reunião-almoço marca os 92 anos da ACI

Avançar »

Lançada pedra fundamental do novo Foro Trabalhista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*