Após debates, estudantes finalizam projeto VER-SUS

Programa, promovido pela Ministério da Saúde, tem como objetivo oferecer a estudantes vivências e estágios no Sistema Único de Saúde – SUS.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Após dez dias de visitas, reuniões e debates, os sete estudantes das áreas de saúde de diferentes Universidades do Estado finalizaram o VER-SUS em Novo Hamburgo.

O programa, promovido pela Ministério da Saúde, tem como objetivo oferecer a estudantes vivências e estágios no Sistema Único de Saúde – SUS. Os jovens visitaram 13 espaços de saúde de Novo Hamburgo, como Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, Unidades de Saúde da Família – USF, Unidades Básicas de Saúde – UBS, Hospital Municipal, Unidade de Pronto Atendimento 24 horas – UPA Canudos, entre outros, e puderam vivenciar a realidades do SUS no município.

Nesta terça-feira, dia 24, o estudantes entregaram formalmente um relatório com críticas e sugestões para a prefeitura. Além disso, fizeram uma apresentação explicando pontos positivos e negativos dos espaços em que visitaram. “Foi um longo período onde esses alunos puderam ver de perto como funciona cada espaço, em diferentes bairros. Acompanharam o trabalho das UBS’s e a nova estratégia das USF’s e a avaliação que está vindo deles agora será muito importante”, destacou a coordenadora do VER-SUS em Novo Hamburgo, Cristiane Schüler.

O encontro de encerramento ocorreu no Campus 2 da Universidade Feevale, uma das parceiras do programa, e contou com a participação de todos os universitários, de representantes da Feevale e da Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo – SMS. Os destaques positivos apontados pelos estudantes foram vistos na organização dos espaços e métodos de trabalhos, dedicação e atenção por parte dos funcionários.

O método da Estratégia de Saúde da Família foi elogiado, enquanto que o trabalho da UBS recebeu críticas. Ao final da apresentação, os universitários entregaram para a Administração o relatório final das visitas. Eles ainda participarão de uma das reuniões do Conselho Municipal de Saúde – CMS antes de retornarem para suas cidades.

Informações de Imprensa PMNH

FOTO: Renata Arteiro / PMNH

Compartilhar

Seminário debate sobre funcionamento do Canil Municipal

Avançar »

Pensando Novo Hamburgo certifica empresas e anuncia próximas ações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical