Consulta Popular define prioridades para o orçamento 2013

Além da votação pela web e pelo celular, os cidadãos poderão votar nas urnas presenciais que estarão instaladas em diversos pontos da cidade.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Nesta quarta-feira, dia 04, os gaúchos participarão da construção do Orçamento do Rio Grande do Sul para 2013, com a votação de suas prioridades locais e regionais.

A Participação Popular e Cidadã – Consulta Popular 2012, destinará R$ 12,9 milhões em recursos aos 14 municípios do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Sinos – COREDE/VS.

A votação ocorrerá das 09 às 18 horas em urnas espalhadas pelas cidades e das 08 horas à meia-noite na internet. O cidadão poderá votar em quatro demandas locais e duas estratégicas regionais. As cédulas trarão as prioridades discutidas nas assembleias municipais da região selecionadas pelo COREDE/VS.

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Novo Hamburgo – COMUDE/NH, Paulo Haubert, lembra que quanto mais votos forem contabilizados na cidade, mais recursos serão direcionados. Segundo ele, nos últimos dois anos, Novo Hamburgo teve o maior número de votos na região.

Uma das novidades deste ano será a votação pelo celular. Por meio de aparelhos smartphones, será possível votar no ambiente virtual, da mesma forma que se faz pela internet, por intermédio do Portal da Participação. Já nos celulares que não possuem acesso à internet, haverá um sistema de votação por mensagem – SMS, com os códigos dos projetos, que também estarão disponíveis.

Além da votação pela web e pelo celular, os cidadãos poderão votar nas urnas presenciais que estarão instaladas em diversos pontos da cidade.

Etapas:

Essa será a terceira fase de um processo que vem desde o início deste ano, nas regiões e cidades gaúchas. No dia 10 de abril, ocorreu a Audiência Regional na cidade de Sapiranga, onde 502 pessoas inscritas definiram as 10 áreas temáticas.

O fórum regional de delegados, que definiu, entre todas as propostas aprovadas pelas assembleias municipais no âmbito do COREDE, as 20 propostas que farão parte da cédula de votação, foi realizado no dia 14 de junho, na Universidade Feevale. Após a definição dos projetos regionais, a Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã concluiu o projeto de Lei Orçamentária Anual – LOA para 2013, que será entregue pelo governador do estado à Assembleia Legislativa no dia 15 de setembro.

A assembleia regional reduziu o número de demandas locais na região para 20, e as quatro áreas de interesse de Novo Hamburgo permaneceram. Das demandas estratégicas regionais, ficaram cinco após a assembleia, sendo que duas são as escolhidas pelo município.

Demandas locais:

– Saúde: gestão financiamento e infraestrutura do SUS, para reforma e reestruturação do Hospital Municipal

– Segurança pública: prevenção e repressão à criminalidade,  para aquisição de um caminhão de bombeiros

– Desenvolvimento urbano e saneamento: desenvolvimento metropolitano municipal, para aquisição de caminhões pelo projeto CataVida para implementação de coleta seletiva, e pavimentação da rua Presidente Lucena

– Educação: ampliação da educação profissional e tecnológica,  para construção de laboratório de informática nas escolas Ayrton Senna, Kurt Walzer, Osvaldo Aranha e Seno Ludwig e espaço pedagógico, sala multimeios, laboratório de ciências, biblioteca e sala de professores na escola Eng. Ignácio Plangg.

Informações de Imprensa PMNH

FOTO: ilustrativa / mundodastribos

Compartilhar

Agora é para valer! Estação da Trensurb começa a operar comercialmente nesta terça

Avançar »

Faixa Nobre muda temporariamente local de atendimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*