O trem é nosso! A conquista histórica dos hamburguenses

Operações da Trensurb em Novo Hamburgo começam em caráter experimental: população poderá embarcar na Estação Santo Afonso sem pagar tarifa pelo período de 10 dias. .

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Sabe quanto custa ir de trem de Novo Hamburgo a Porto Alegre? Nada. O deslocamento será gratuito durante 10 dias. Difícil de acreditar, é verdade. Afinal, as notícias são sempre de aumento na tarifa do transporte público e até esta terça-feira trem sequer era uma opção para os hamburguenses.

Leia Mais

O caminho do trem: relembre como foi a conquista para Novo Hamburgo

Trensurb viaja de maneira experimental e empresa confirma corte no ponto de grevistas

O dia 22 de maio de 2012 entrará para a história de Novo Hamburgo. Definitivamente. Eram 10h16min de uma manhã ensolarada quando os vagões cheios de alegria partiam em direção à Capital, passando, antes, pelas demais cidades da Região Metropolitana – São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio e Canoas. Uma viagem aguardada há mais de uma década. Tempo que o processo de expansão da Linha 1 da Trensurb levou desde a licitação – que sofreu objeções no Tribunal de Contas da União (TCU) – à inauguração da primeira estação, no bairro Santo Afonso, que leva o mesmo nome da localidade.

A isenção da tarifa soa como uma compensação oferecida à população. Mas é bom ficar atento aos horários. Por enquanto, os trens partem de Novo Hamburgo apenas entre 10 e 16 horas. “É comum que novas linhas de trem sejam colocadas em funcionamento de forma experimental. Tomamos essa decisão para afinar o trabalho da equipe e também para que os novos usuários se acostumem com a utilização do trem”, justifica Humberto Kasper, presidente da empresa pública, uma das autoridades que acompanharam a chegada do trem. A operação comercial é prevista para o início de junho.

Os primeiros passageiros não escondiam a satisfação. “É muito bom pra nós, vai ter trem aqui ao lado, vai ter facilidade”, comemora Segundino Miranda, pedreiro aposentado. Davi Nunes, operador de máquinas que trabalha em Porto Alegre, espera melhoras na qualidade de vida e no orçamento da família: “O cara vai a Porto Alegre e volta tranquilo, gastando pouco”. Opinião compartilhada pela dona de casa Rosana Engrolff. “Vai ser uma economia de tempo e de dinheiro”, avalia. Já a costureira Marivone Morais destaca a facilidade para quem busca serviços de saúde: “Muitas pessoas vão quase todos os dias a Porto Alegre, às vezes para fazer tratamento”. À tarde, com os professores, alunos da rede municipal de ensino embarcavam para passeios pela região (foto abaixo).

Também já está pronta a Estação Rio dos Sinos, que fica em São Leopoldo. As demais, todas hamburguenses, devem ser concluídas até o final de 2012, conforme prevê o coordenador geral das obras de expansão, Lino Fantuzzi: Industrial, Fenac e Novo Hamburgo, no Centro, em frente ao Bourbon Shopping. São 9,3 quilômetros de novos trilhos – totalizando 43,1 quilômetros na Linha 1 – e o custo total é de R$ 929,7 milhões. O projeto de expansão prevê ainda obras de reurbanização.

FOTOS: Felipe de Oliveira / novohamburgo.org

Compartilhar

Trensurb viaja de maneira experimental e empresa confirma corte no ponto de grevistas

Avançar »

Ciclo 2012/2013 do Orçamento Participativo chega à metade comemorando maior participação

3 comentários

  1. Pam
    24 de maio de 2012

    sensacional, só faltou explicar onde é a estação santo afonso…

    Responder
  2. 5 de junho de 2012

    A distribuicao das estacoes ficaran ruins.Nao era para ser Estacao Santo Afonso e sim deveria ser Estacao Santos Dumont ainda em solo leopoldense dai sim seguir com Industrial,Fenac e Novo Hamburgo.Mas deu para la e para ca mexeram e remexeram e mais uma vez a burguesia e o narcisismo hamburguense levaram a maior parte do bolo e novamente a tolice leopoldense prevaleceu e nao se impos.Talvez o progeto mude novamente e seja incluido mais umas tres estacoes ate o final da Av. Nacoes Unidas.NAO DUVIDEM MEU POVO

    Responder
  3. arlindo helio correa junior
    30 de novembro de 2012

    qdo sera inaugurada a estaco trensurb no centro em frente ao bourbon ?
    muito obrigado !!!
    jr.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*