Pacientes poderão consultar exames na Internet

Prefeitura conclui em agosto implantação do Programa de Informatização da Rede Municipal de Saúde. Sistema integrará 100% das informações em um único banco de dados. .

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Novo Hamburgo será a primeira cidade do Estado a ter 100% das informações da saúde pública integradas em um único banco de dados com acesso via Internet.

Foi o que anunciou nesta quarta-feira, dia 04, o prefeito Tarcísio Zimmermann (PT) ao lançar o Programa de Informatização da Rede Municipal de Saúde. Quando concluída a instalação do sistema, em agosto de 2012, os pacientes poderão consultar o resultado de exames através de uma página própria, acessada com a criação de uma senha pessoal. Outra vantagem é a unificação dos prontuários médicos.

O programa começou a ser implantando em agosto do ano passado e já opera no Almoxarifado Central da Saúde, na Farmácia Comunitária e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Rincão, São Jorge, Redentora e Guarani. A primeira etapa, que prevê ainda a informatização de todas as UBSs, das Unidades de Saúde da Família (USFs) e da Central de Vacinas, deve ser concluída em fevereiro. Até que todas as informações estejam integradas o projeto tem ainda outras duas etapas. Foram investidos até agora R$ 500 mil em equipamentos e pontos de acesso à Internet e o total estimado é de R$ 800 mil.

A secretária de Saúde, Clarita de Souza, explica que a informatização racionalizará o sistema. “As informações do prontuário do paciente estarão sempre atualizadas. Não importa onde ele consulte”, argumenta. Hoje, quando alguém é atendido em UBSs diferentes, cada uma abre um prontuário.

O sistema também permitirá que o médico consulte, em tempo real, o estoque da Farmácia Comunitária. Ao prescrever uma receita ele saberá se o medicamento está disponível. A coordenadora do projeto, Tatiane Soares de Souza, destaca ainda o geoprocessamento de dados que ampliará a rede de prevenção de epidemias, emitindo alertas para as áreas de risco.

Tarcísio Zimmermann avalia que a informatização eleva o conceito da Saúde hamburguense. “É parte do nosso esforço para reestruturar o sistema público”, acrescenta o prefeito. A empresa responsável pelo trabalho, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital, é a Inovadora Sistemas, de Joaçaba (SC). De acordo com Tatiane de Souza, uma das únicas do Brasil que oferecem tecnologia para integrar todas as informações, inclusive as hospitalares. O sistema também indicará, para toda a rede, a quantidade de leitos disponíveis.

FOTO: Felipe de Oliveira / novohamburgo.org

Compartilhar

Incêndio na Fundação de Saúde

Avançar »

Ponte na rua Tapes melhora o trânsito, avalia presidente do Sindicato dos Taxistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*