Consumo de água reduz, mas Comusa mantém alerta

Mutirão foi às ruas na última quinta-feira para reforçar a necessidade de economia diante do baixo nível do Rio Sinos. .

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Com pouco mais de uma semana de aplicação do plano de racionamento em função do baixo nível do Rio dos Sinos, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo já registrou queda de 54% no consumo em relação ao último fim de semana de novembro. Nos dias 27 e 28 do mês passado, os 60 milhões de litros produzidos diariamente pela autarquia não foram suficientes para atender a demanda em função das altas temperaturas.

Leia Mais

Semana com chuva mal distribuída não melhora situação de quem sofre com estiagem

Segundo o diretor geral Mozar Dietrich, porém, os números ainda são muito elevados. Cada residência está consumindo, em média, 1,1 mil litros por dia. Ele entende que três metros cúbicos por pessoa ao mês seria o gasto ideal, o que representa aproximadamente 100 litros diários.

“Com a medida simples o cidadão contribui para que não falte água. É um controle fácil, que pode ser feito no próprio hidrômetro”, argumenta o diretor. Registros históricos revelam que o consumo aumenta de 15% a 20% em Novo Hamburgo durante o verão.

Além do racionamento, explica Dietrich, outra razão para a queda é a campanha “Garanta água no verão. Economize agora!”. Na última quinta-feira, dia 08, funcionários da Comusa foram às ruas para um mutirão que visitou consumidores, munidos de um folder que alerta para a situação do rio e contém dicas de uso consciente da água (foto).

Nove equipes, cerca de 80 pessoas, se distribuíram pelos bairros Rincão, Liberdade, Industrial, Ideal e parte do Santo Afonso, Vila Rosa e também do Centro. O trabalho será retomado nesta semana, em outras regiões.

Mozar Dietrich não descarta estender o tempo de suspensão do abastecimento. Atualmente, o sistema foi dividido em cinco setores e cada um fica sem água entre 22h e 4h, um dia por semana – sábado e domingo não tem cortes.

FOTO: Felipe de Oliveira / novohamburgo.org

Compartilhar

Amo, Apae e equipe Ki Bola promovem amistoso solidário

Avançar »

Famílias beneficiadas pelo Bolsa Família tem até o fim do mês para atualizar cadastro

sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*