Entidades se mobilizam no Dia Internacional de Luta Contra a Aids

Evento na Praça do Imigrante marcou início de ações. Apresentadora Pietra Príncipe distribui preservativos na Praça do Imigrante.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Nesta quinta-feira, 1°, Dia Internacional de Luta Contra a Aids, diversas entidades de Novo Hamburgo se uniram na ação Juntos na Luta Contra a Aids, com lançamento na Praça do Imigrante.

Materiais informativos, brindes e preservativos foram distribuídos e apresentações artísticas, realizadas. A atividade, coordenada pela ONG Equipe Voluntária Brasil – EVB, tem o apoio da Prefeitura, Ministério da Saúde, Universidade Feevale e Colégio Estadual 25 de Julho, e continua nesta sexta-feira, 02.

No município, são 1,6 mil pessoas atualmente em acompanhamento pelo Serviço de Atenção Especializada – SAE. Somente em 2011, 156 pessoas foram notificadas portadoras do vírus HIV, sendo 75 contaminadas com a aids. “A incidência maior é na faixa entre os 20 a 49 anos. No entanto, temos registrado muitos casos de pessoas idosas com a doença”, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Solange Shama.

A atividade contou também com a participação da apresentadora do Multishow, Pietra Príncipe, que tirou fotos, deu autógrafos e distribuiu preservativos. “Todo mundo sabe que sexo é muito bom, mas tem que se cuidar”, disse ela.

O prefeito Tarcísio Zimmermann (PT) enfatizou a necessidade da população se conscientizar sobre os cuidados em se prevenir contra a aids. “Não é por falta de informações e campanhas. Basta ter responsabilidade e se cuidar”, apontou. “Temos que ressaltar que a aids não tem cura, sendo assim urgente que as pessoas se previnam”, ressaltou a secretária de Saúde Clarita de Souza.

O evento teve ainda com a participação da banda marcial Pequeno Príncipe, da Unidade de Referência de Assistência Social – URAS Monteiro Lobato, e do teatro Canal Livre da Guarda Municipal.

Ações foram além da Praça do Imigrante

Testes de HIV em horários especiais no SAE também marcaram este dia 1°. No Colégio 25 de Julho, alunos fizeram o Blitz da Prevenção nas sinaleiras próximas à escola e também uma mobilização coletiva no prédio da instituição. Na Feevale, funcionários da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA realizaram uma blitz em todos os departamentos dos campi I e II.

Intervenções nos bairros Santo Afonso e Canudos, com participação da Coordenadoria de Políticas Públicas Para as Mulheres – CMulher, Mulheres da Paz e Programa Primeira Infância Melhor – PIM completaram a mobilização.

Informações de Imprensa PMNH

FOTO: Ronan Dannenberg / PMNH

Compartilhar

Dezembro será marcado por ações pela paz, promete movimento

Avançar »

Câmara dos Deputados premia programa CataVida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*