Simulação de desastres capacita agentes da Defesa Civil

Atividade realizada no bairro Canudos visa à segurança de moradores de vilas em caso de grandes inundações e desastres naturais.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Uma atividade de capacitação foi realizada no último sábado, dia 12, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo. Na atividade participaram mais de 20 equipes com técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Brigada Militar e agentes da Defesa Civil do Município.

A atividade fazia uma simulação de desastres por conta de inundações. Isso tudo para capacitar e melhorar os trabalhos prestados pela Defesa Civil na cidade. “Esta atividade mostra a preocupação de Novo Hamburgo em ajudar essas famílias e, sobretudo, capacitar nossos agentes para um atendimento cada vez mais efetivo em situações de risco”, ressaltou o prefeito Tarcísio Zimmermann, que estava presente no evento.

Realizada pela Prefeitura de Novo Hamburgo, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – Comdec, a atividade começou às 9h da manhã com as primeiras sirenes de ambulâncias e veículos de resgate da Defesa Civil acionadas. Na simulação de inundação, agentes retivaram famílias de suas casas e as encaminhavam para um abrigo montado no Instituto Estadual Seno Ludwig – CIEP, localizado na rua Amalie Thon.

Após encaminhar moradores a um abrigo, a simulação continuava com a realização de resgate e transporte de duas vítimas (foto), feito pelo Grupamento Aéreo da Brigada Militar. Durante a simulação, ainda participaram agentes da Defesa Civil do Estado e de municípios dos Vales dos Sinos, Caí e Paranhana. Cerca de 300 famílias das Vilas Kippling e Getúlio Vargas também fizeram sua parte.

Um morador da Vila Getúlio Vargas, João Antônio da Luz, de 55 anos, já aprovou o projeto. “Nunca houve essa preocupação em preparar equipes para salvar vidas. Sofremos há muitos anos com inundações e essa ação da Prefeitura, em parceria com outros órgãos, mostra a prioridade que estamos recebendo diante de nossa realidade”, elogiou o morador, que esperava por essa mudança há anos.

Informações de PMNH

FOTO: Luan Iglesias / PMNH

Compartilhar

Abertura oficial do Natal dos Sinos 2011 reúne orquestra e coros

Avançar »

Mutirão limpa arroio Gauchinho neste sábado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*