Projeto ReLuz inicia segunda etapa no bairro Diehl

Município será o único a ter 100% dos equipamentos substituídos através do projeto, que terá lâmpadas mais eficientes, modernas e econômicas.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A segunda etapa do projeto Reluz foi iniciada nesta sexta-feira, dia 11, no bairro Diehl, Kephas, em Novo Hamburgo. Em cerimônia, a primeira lâmpada do bairro foi substituída, de nº 2.537, dentro do total de 22.956 lâmpadas que serão trocadas em toda a cidade. Com o investimento superior a R$ 8,3 milhões, a Prefeitura deu continuidade ao projeto, que dá atenção às regiões que mais necessitam de iluminação pública.

O projeto ReLuz, na verdade, iniciou no final de setembro em todo o bairro Santo Afonso e parte de Lomba Grande. Agora, a segunda etapa deve contemplar o restante de Lomba Grande, todos os bairros Diehl, São José, Alpes do Vale e pequena parte do Boa Saúde. Durante a cerimônia de sexta-feira, o prefeito Tarcísio Zimmermann afirmou que o projeto serve para substituir equipamentos defasados e que gastam muito por aqueles que são mais eficientes e econômicos.

No Diehl, também conhecido como Kephas, 600 pontos de iluminação devem ser substituídos, através de um investimento de mais de R$ 217,8 mil. “Somente no Diehl, teremos, em média, um incremento na luminosidade de 50% em comparação ao que encontramos hoje”, garantiu Luiz Fernando Farias, secretário de Obras Públicas e Serviços Urbanos. Enquanto a maioria das lâmpadas na cidade é, atualmente, de mercúrio de 125 W, agora devem passar a ser de vapor de sódio de 70 W. Isso quer dizer que são mais eficientes, modernas e econômicas que as atuais.

Além das lâmpadas, o projeto prevê a instalação de novos cabos, luminárias, suportes, reatores, braços mais longos e outras peças. Para contemplar todo o município, o ReLuz será dividido em dez etapas e contar com grandes sete equipes. Com isso, as equipes devem trocar de 125 a 130 luminárias por dia, caso não haja problema com as condições climáticas e equipamentos danificados. Para isso, a Prefeitura contratou a empresa Mercúrio para realizar os trabalhos.

Informações de PMNH

FOTO: Ronan Dannenberg / PMNH

Compartilhar

Seminário no município trata sobre taxa de fiscalização ambiental

Avançar »

Natal da Cidadania inicia Campanha de Arrecadação de Brinquedos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*